Interação com o curso

Um dos meus maiores arrependimentos ao longo do curso de Bacharelado em Ciência da Computação foi ter tentado seguir à risca o currículo recomendado pelo sítio do Departamento de Ciência de Computação. Ao contrário de muitos dos meus colegas, eu não fiz antecipadamente algumas disciplinas optativas eletivas, optativas livres e a obrigatória FLC0474 - Língua Portuguesa. Como conseqüência, acabei tendo nos últimos semestres uma carga razoável de disciplinas e isso atrapalhou muito a iniciação científica, como mencionei anteriormente na parte de desafios e frustrações.

Percebi nos últimos semestres que algumas poucas mudanças na escolha das disciplinas poderiam ter feito muita diferença na minha situação. A disciplina de língua portuguesa que é obrigatória no currículo e a optativa livre que escolhi para preencher os créditos foram ambas matérias introdutórias, de modo que não havia real motivo para cursá-las nos semestres finais, como acabei fazendo ao seguir o currículo recomendado. Se eu as tivesse cursado nos primeiros dois semestres, que são mais leves, eu poderia ter antecipado algumas disciplinas optativas eletivas e posteriormente poderia ter feito a iniciação científica mais tranqüilamente.

Outro grande arrependimento de minha parte foi não ter feito muitas das disciplinas teóricas com a dedicação adequada. Nos primeiros semestres do curso, eu me importava somente com matérias relacionadas diretamente à programação por estar mais interessado na carreira de desenvolvimento de software. Por isso, várias disciplinas cujo conteúdo é fundamental para a área na qual a minha iniciação científica está incluída, em especial os cursos de álgebra e álgebra linear, foram neglicenciadas. Ainda hoje eu pago o preço dessa decisão em todas as ocasiões em que tenho que me esforçar para relembrar conceitos que me deveriam ser claros.