Experiência pessoal

A iniciação científica foi uma boa experiência acadêmica. Apesar de alguns problemas resultantes da falta de tempo, que serão melhor detalhados posteriormente na parte de desafios e frustrações, estou particularmente satisfeito com os resultados que obtivemos.

Um dos principais fatores que me estimulou a escolher esse projeto foi a possibilidade de trabalhar com teoria e programação ao mesmo tempo. Quando eu procurei um orientador para conversar sobre uma possível iniciação científica, eu já tinha essa preferência em mente e acredito que tomei a decisão certa, apesar do fato de que muitas das dificuldades que enfrentei foram resultantes justamente do fato de a iniciação envolver tanto aspectos teóricos como práticos.

No campo teórico, a iniciação foi valiosa como a minha primeira experiência em escrever um texto científico independente e auto-contido e em acompanhar e compreender livros e artigos sem que estes estejam relacionados a alguma disciplina. Coisas aparentemente pequenas, como descobrir a razão pela qual um autor deu preferência a determinada notação, foram contribuições importantes para a minha formação acadêmica. Também foi gratificante utilizar no texto definições diferentes do que foi visto em nossas referências e demonstrar posteriormente que elas funcionam perfeitamente. Por fim, foi interessante discutir sobre diferentes maneiras de se escrever o mesmo conceito ou demonstração e entender que, quando se está escrevendo um texto científico, pequenas coisas podem fazer muita diferença.

Na área prática, pude mergulhar fundo no conceito de programação literária e compreender melhor as vantagens e desvantagens existentes nessa metodologia. Também foi interessante sentir na própria pele as possibilidades que nossa iniciação se propôs a estudar, ou seja, a dificuldade envolvida na implementação de algoritmos cuja descrição é simples e as diferenças, muitas vezes enormes, entre o desempenho teórico e o desempenho prático. Senti-me especialmente recompensado quando minha implementação de um algoritmo que não é descrito nas nossas referências, apenas mencionado, obteve desempenho prático melhor que um algoritmo que é mais eficiente na teoria.

Por fim, as exigências expressas nas regras do trabalho de formatura e as exigências da FAPESP também contribuíram para que eu tivesse outras experiências importantes, como a elaboração de relatórios científicos e da monografia, preparação de uma apresentação oral, construção de um sítio da Internet com fins acadêmicos e confecção de um pôster. Todos esses elementos são importantes para a futura área acadêmica que pretendo seguir.