Trabalho de Formatura Supervisionado
Bacharelado em Ciência da Computação, Instituto de Matemática e Estatística - Universidade de São Paulo
Aluno: Vítor Carvalho de Melo
Número USP: 10723753
Supervisor: Prof. Dr. Paulo Andre Vechiatto de Miranda
"O Pesadelo de Fluffy" versão 2.0
implementação do modo retido e expansão
Proposta
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é aprofundar os conhecimentos do aluno em álgebra linear, computação gráfica, modelagem de dados e construção de modelos 3D. Para alcançar este objetivo, visamos, com esse trabalho, o desenvolvimento de um jogo de puzzle 3D que combina elementos de alguns jogos clássicos dos anos 1990, como Krusty’s Fun House (desenvolvido pela Audiogenic) e Lemmings (desenvolvido pela DMA Design), com elementos provenientes de jogos posteriores, como Catherine (desenvolvido pela Atlus). A princípio, estamos estudando o trabalho realizado pela aluna Giulia de Cunha Nardi, em seu trabalho de conclusão de curso do ano de 2022, cujo tema é parecido com aquele deste trabalho. Em termos da ferramenta de trabalho e estudo escolhida, ainda estamos em discussão, mas por uma análise de vantagens e desvantagens, hoje tendemos a adotar o uso de uma API gráfica, em especial, a OpenGL, por motivos que podemos esclarecer caso necessário.
Resumo
O desenvolvedor de jogos deve sempre escolher quais das dezenas de aspectos envolvidos na criação de seu software ele deve focar sua atenção e trabalho em detrimento de alguns outros, a fim de cumprir sua ideia original em tempo hábil e de forma satisfatória. O jogo "O pesadelo de Fluffy", desenvolvido pela bacharelanda Giulia de Nardi como projeto de conclusão de curso, apesar de muito bem feito e divertido, utlizava um modo de renderização gráfica da API OpenGL descontinuado desde 2008, o modo imediato. Neste novo projeto, por meio de uma refatoração categórica de código-fonte e do emprego das boas práticas do desenvolvimento de jogos baseados em OpenGL, foi possível adaptar este jogo para que utilizasse a forma atual e recomendada de renderização gráfica, a renderização de modo retido, ou core-profile. Além disso, novos modos de jogo, funcionalidades e fases também foram desenvolvidas para este jogo, que honra Fluffy, o mascote do Instituto de Matemática e Estatística da USP.
Abstract
Every game developer must choose which of the dozens of aspects involved in developing their project they must focus their work and attention over every other, in order to fulfill their original idea both in able time and in a satisfactory manner. "O pesadelo de fluffy", a game developed by the senior graduation student Giulia de Nardi as her graduation thesis, though very well made and fun, used an OpenGL rendering mode that has been considered deprecated since 2008, the immediate mode. In this current project, through a categoric source code refactoring and the use of current standards of OpenGl coding, it was possible to adapt this game so that it now uses the current and recommended method of graphics rendering, the retained, or core-profile, mode. New game modes, functionalities and levels were also developed and integrated into the game, which honors Fluffy, the mascot of the Instituto de Matemática e Estatística, a faculty of the Universidade de São Paulo.
Cronograma
Atividade | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |
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Estudo da API gráfica OpenGL e do projeto "Pesadelo de Fluffy" | X | X | ||||||||
Criação de protótipo e decisão do escopo do jogo | X | |||||||||
Desenvolvimento de novas features | X | X | X | X | ||||||
Criação de novos mapas do jogo | X | |||||||||
Desenho e importação de modelos gráficos ao jogo | X | X | ||||||||
Review e reformatação de features | X | |||||||||
Foco na escrita da monografia e apresentação | X | X |