Sincronia entre clientes

A rede é composta de muitos micros com diferentes configurações de hardware, situdados em salas diferentes, às vezes destinados a grupos diferentes. Entretanto, um princípio da administração é que a rede deve ser o mais homogênea possível do ponto de vista do usuário. Assim, deve-se tentar garantir que todos os micros da rede tenham os programas disponíveis, com a mesma configuração. Em particular, é desejável que a forma de logar seja a mesma em todas as máquinas.

Entretanto, devido a limitações e incompatibilidades de hardware, nem sempre é possível atingir total homogeneidade. Por exemplo, algumas máquinas possuem teclados padrão ABNT, enquanto outras seguem o padrão americano.

Em outros casos, a homogeneidade é possível, mas indesejável, pois implica em ``nivelar por baixo''. Por exemplo, tivemos algumas máquinas defasadas tecnologicamente em que não era possível usar a resolução gráfica máxima das outras (1024x768 pixels). Nesse caso, escolhemos configurar as máquinas mais novas com resolução de 1024x768, mesmo que nas obsoletas só pudéssemos usar 800x600. Outras máquinas não tinham espaço em disco suficiente para a instalação de todos os programas que gostaríamos de instalar. Assim, nessa máquinas deixamos de instalar alguns programas que não julgamos essenciais. Para informações sobre a configuração mínima de hardware na rede, veja 4.1.1.

Mesmo relevando os problemas de hardware, por enquanto ainda não encontramos uma maneira automatizada que garanta esta sincronia entre as instalações dos clientes. Uma ferramenta que é bastante útil neste sentido é o espalha (5.7.2), que faz manutenções de qualquer tipo em todos os micros da rede, ao mesmo tempo.

Outra maneira é o próprio uso do sistema de pacotes Debian nos clientes. Isto faz com que tenhamos um grande controle de quais programas estão instalados em um micro. E quanto menos se quebra a política definida em 5.6.1, mais sincronizados os clientes tendem a ficar.

Alem dessas duas ferramenteas, não temos mais nenhum mecanismo para fazer esta sincronização. Apesar disso, verificamos que os clientes parecem ter configurações idênticas a maior parte do tempo, descontadas as diferença de hardware citadas acima.



Livio Baldini Soares 2001-02-05