Há uma exceção para a regra de instalar o programa em todos os clientes quando ele estiver disponível em pacote Debian: quando o programa em questão é muito grande, ocupando muito espaço em todos os clientes, e não é frequentemente/popularmente utilizado. Neste caso, deve ser feita a instalação no /usr/local/, que é distribuído na rede.
Veja que os dois lados devem ser balanceados para que se chegue numa conclusão de modo a otimizar os recursos da rede. Por um lado, temos que um programa grande executado a partir do diretõrio remoto faz com que a rede fique mais congestionada e, além disso, pode sobrecarregar o servidor de /usr/local. Por isso, para este tipo de instalação devem ser escolhidos programas com pouco uso dentro da rede. No caso de decisão desse tipo de instalação veja 5.6.2.
Por outro lado, se instalarmos um programa excessivamente grande nos clientes e ele não for muito utilizado, ocorre um um desperdício de espaço em todos os clientes. No caso de decisão desse tipo de instalação, veja 5.6.1.