Aluno: Igor Rascovsky
Supervisor: Prof. Roberto Hirata

Parte Subjetiva

Disciplinas do BCC mais relevantes

MAC110 e MAC122: foram fundamentais para o entendimento da lógica computacional que é o pré-requisito mais importante para quem pretende se dedicar ao mundo de software.

MAC211 Laboratório de Programação: Foi a primeira matéria que eu cursei com um projeto para ser implementado. Muitos conceitos novos foram adquiridos.

MAC242 Laboratório de Programação II: Mudou o foco da programação até então baseada em C, e introduziu-se conceitos de Orientação a Objetos, que desde então passei a familiarizar-me com esta tecnologia e tornar-me um grande usuário da mesma.

MAC332 Engenharia de Software: Uma disciplina que está diretamente ligada ao mundo do desenvolvimento de software. Essa disciplina me ensinou os conceitos básicos de modelagem de software, me ensinou a trabalhar em grupo e a dividir o projeto em fases. Possibilitou-me a ter uma visão mais global das etapas do desenvolvimento de um software. Teoria e prática nesta matéria foram fatores cruciais para ajudar-me a entender um pouco mais de desenvolvimento de software.

MAC426 Sistemas de Banco de Dados: Diria que sem essa disciplina uma pessoa não pode começar a projetar um sistema. Realizei muitos projetos nesta disciplina que me ajudaram muito durante o período de aprendizado na universidade e agora no mercado de trabalho.

MAC441 Programação Orientada a Objetos: Foi uma revisão de Orientação de Objetos, além de aprender SmallTalk. Foi desenvolvido um  projeto de seis meses de um webmail utilizando SmallTalk e muitos novos conceitos foram aprendidos.

MAC0413  Tópicos de Programação Orientada a Objetos: Foram apresentados diversos padrões de projetos que poderão ser usados em diversas situações diferentes. O meu aperfeiçoamento pessoal dos conceitos de Orientação a Objetos também foi importante nesta disciplina..

MAC0342 Laboratório de Programação Extrema: Conheci na prática a metodologia de Programação Xp, além de utilizar ferramentas como JUnit, CVS e Struts.

MAC0340 Laboratório de Engenharia de Software: Uma abordagem muito interessante de desenvolvimento de sistemas. O projeto desta disciplina resumiu-se em criar toda a documentação necessária para desenvolver um sistema para uma empresa utilizando UML.

BCC e o Mercado

De modo geral, as matérias obrigatórias têm uma condução mais acadêmica, sendo importantes para desenvolver a lógica computacional no aluno.

As matérias optativas livres, nas quais eu optei, são muito mais direcionadas ao mercado de trabalho se comparadas às matérias obrigatórias oferecidas pelo IME.

Com estes dois grupos de matérias, consegue-se formar um aluno apto ao mercado de trabalho, com um grande diferencial. 

Além da parte prática, como programar e elaborar projetos, a ênfase, em uma base sólida, em disciplinas abstratas e pouco práticas, possibilita o aluno a ter uma análise mais critica e lógica; sendo notável a diferença de um projeto e um programa feito por um aluno do IME em relação aos alunos de outros cursos superiores focados em tecnologias e prática. 

Desafios e Frustrações

Durante o projeto realizado na i.social, uma vez que fui eu que tive que modelar o projeto, definir a tecnologia e conversar com o cliente, penso que todas as tarefas foram grandes desafios. No início eu pensei que não teria êxito, mas, com dedicação e a base computacional que tenho, fui competente para realizá-las. Considero estas tarefas como muito difíceis mesmo para pessoas que já estão a alguns anos no mercado de trabalho e ter conseguido transpô-las, me trouxe muita satisfação. 

As frustrações muitas vezes ocorreram quando se passava um pouco do prazo demarcado para realizar alguma atividade, ou quando não tive a cooperação por parte do cliente em determinadas fases do projeto, prejudicando o andamento do mesmo.






 

 

Página Pessoal | Fale comigo | ©2006 Igor Rascovsky