next up previous contents
Next: Introdução à Manipulação de Up: Técnicas de Programação Utilizando Previous: Conteúdo

O que É um Computador

Os computadores que usamos hoje em dia têm uma composição e uma organização comum, que passamos a apresentar a seguir.

A Unidade Central de Processamento executa a função principal do computador, que é processar as instruções armazenadas na memória. ``Processar'' significa:

1.
buscar a próxima instrução na memória,
2.
executar a instrução,
3.
voltar para 1.

As instruções ficam codificadas na memória do computador, em uma linguagem própria chamada de Linguagem de Máquina. Uma instrução, por exemplo, é a instrução 1001000101001100011. O resultado da execução dessa instrução varia de acordo com o tipo de computador utilizado: um Macintosh fará uma coisa, um computador da linha PC fará outra, etc. Cada instrução identifica uma alteração e/ou inspeção do valor de uma posição da memória do computador.

Construir um programa diretamente na linguagem de máquina pode ser muito tedioso e demorado. Além disso, como a linguagem de máquina muda de computador para computador, a mesma solução de um problema requer diferentes programas em linguagem de máquina para ser aproveitada em diferentes computadores. Para sanar esses dois problemas, foram desenvolvidas as Linguagens de Alto Nível, que são códigos intermediários - mais interessantes de se usar do ponto de vista do programador - para os quais foram desenvolvidos ``tradutores'' para as linguagens de máquina dos diversos computadores. Assim, uma mesma solução de um problema codificada em uma linguagem de alto nível pode ser ``traduzida'' e utilizada em diferentes computadores. Por exemplo, a linguagem Visual Basic para Aplicações é uma linguagem de alto nível para a qual foram desenvolvidos ``tradutores'' denominados de Interpretadores: o mesmo programa pode ser usado em um Macintosh ou em um PC, bastando para isso que o interpretador apropriado (no caso, a versão apropriada do Microsoft Excel para Windows) esteja instalada no computador em uso.

A Memória do computador é aonde ficam armazenados os dados e instruções. Ela é organizada em Endereços de Memória, identificados por um código numérico que possibilita a identificação e acesso ao conteúdo de cada endereço.

O conteúdo da memória se apaga cada vez que o computador é desligado. Para armazenar de forma mais perene dados e programas, é preciso utilizar Dispositivos de Armazenamento: discos rígidos, disquetes, CD's, discos de Zip Drives, mini disks, fitas DAT, etc.

A ligação da Unidade Central de Processamento com o mundo exterior (ou seja, você) é feita através dos Dispositivos de Entrada e Saída: a tela do computador, o teclado, impressoras, o mouse, auto-falantes, câmeras e microfones para programas multimídia, scanners, etc.

A tradução das instruções de uma linguagem de alto nível para a linguagem de máquina pode ser feita de duas maneiras diferentes:

1.
através de um interpretador, que traduz os comandos ``passo-a-passo'' e na medida da necessidade;
2.
através de um compilador, que primeiro traduz todos os comandos encontrados e armazena a tradução na memória como um conjunto de instruções na linguagem de máquina, e só depois executa todas essas instruções.

A principal diferença entre um interpretador e um compilador é que o segundo possibilita armazenar as instruções na linguagem de máquina diretamente, na forma de um arquivo de programa executável.

Toda a atividade da Unidade Central de Processamento, incluindo o controle dos dispositivos de armazenamento e de entrada e saída, é efetuada através de um programa especial, denominado de Sistema Operacional. Existem diversos sistemas operacionais disponíveis no mercado, cada um com suas peculiaridades e possibilidade de uso em computadores específicos: MacOS (que só funciona em computadores da linha Macintosh), Windows95 (que só funciona em computadores da linha PC), Unix (que tem diferentes versões e funciona em computadores diversos), etc.

A sequência usual para se resolver um problema utilizando o computador é:

1.
estudar e analisar o problema para entender a sua estrutura;
2.
codificar a resolução do problema como uma sequência lógica e ordenada de operações;
3.
traduzir essa sequência de operações como instruções em uma linguagem de alto nível;
4.
executar as instruções através do interpretador ou compilador apropriado.

Nos próximos capítulos estudaremos as técnicas específicas para desenvolver essa sequência em diferentes situações práticas.


Exercícios

1.
Inserir a seguinte planilha de gastos pessoais:

  A B C D E F $\ldots$
1 Gastos Cinema Almoço Gasolina Cônjuge Teatro  
2 285 10 20 35 200 20  
$\vdots$              

2.
Formatar a tabela de várias formas:

3.
Salvar o documento:

4.
Abrir um documento salvo.


next up previous contents
Next: Introdução à Manipulação de Up: Técnicas de Programação Utilizando Previous: Conteúdo
Flavio Soares Correa da Silva
2000-04-10