Cloud gaming é um modelo de serviço de jogos que possibilita que os usuários possam jogar jogos sem a necessidade de um hardware especializado ou de armazená-los em suas máquinas. Devido aos altos custos de se manter um serviço de cloud gaming, normalmente apenas grandes empresas conseguem obter sucesso. Apesar do sucesso de alguns serviços, ainda existem diversas lacunas nos serviços atualmente disponíveis como resoluções ultrawide, problemas de escalabilidade e disponibilidade em diversos países. Com o objetivo de apontar possíveis soluções para problemas comuns em cloud gaming, construímos um protótipo de um serviço de cloud gaming em Kubernetes utilizando a nuvem pública da Amazon. Foram utilizadas diversas tecnologias de código aberto para construí-lo, como containerd; Wayland; Pipewire; X11; Sunshine; Moonlight e Kubernetes. Conseguimos uma boa performance no protótipo que conseguiu executar um jogo chamado AstroMenace. Além disso, com base na arquitetura proposta, conseguimos apontar possíveis soluções para problemas que fugiam do escopo do protótipo como salvamento de progresso e escalabilidade.
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Monografia Proposta