BCC

TCC

2023


Início Resumo Proposta Monografia

MAC0499 - Trabalho de Formatura Supervisionado


Aluno: Mateus Santos Freire

Orientador: Wilson Kazuo Mizutani


Título

De jogador a desenvolvedor: Analisando o potencial de jogos no desenvolvimento de software livre


Resumo

A relevância do software livre e aberto nos dias atuais mostra que o trabalho voluntário e contribuição de comunidades são um ótimo benefício para a evolução de software. Porém, a barreira de entrada da área de programação pode afastar um grande número de possíveis desenvolvedores. Alguns videogames, porém, também tomam uso de contribuições feitas por sua comunidade para crescer, tendo uma curva de aprendizado amenizada por seu objetivo principal ser o lazer. O objetivo deste trabalho foi a análise de jogos que fornecem ao jogador a capacidade de criar seu próprio conteúdo, de modo a averiguar o potencial de tais jogos como porta de entrada para o âmbito de desenvolvimento, e observar as práticas de acessibilidade que aplicam que poderiam ser estabelecidas para reduzir a barreira de entrada do ambiente FOSS.

A análise foi feita de forma padronizada em três categorias de jogos: Makers, Jogos abertos a Mods e Plataformas de Jogos. Makers são jogos onde jogadores podem criar níveis. Mods oferecem ao jogador a habilidade de alterar e adicionar conteúdo a um jogo pré-existente. Plataformas de Jogos são jogos que fornecem ferramentas para a construção de outros jogos. Para cada categoria, foram analisadas as formas como o jogo oferece a função de desenvolvedor ao jogador, além de ser avaliada a sua efetividade em nutrir o interesse de jogadores em se tornarem desenvolvedores de software. Para efetuar a avaliação, foram definidas 5 métricas: Acessibilidade, Barreira de Conhecimento, Aprendizado na Prática, Interação com Comunidade e Motivação para Desenvolvimento.

Analisando a forma como jogadores são atraídos por esses jogos, foi também proposta a possibilidade de extrair tais práticas e inserir as mesmas no ecossistema de software livre a fim de reduzir sua barreira de entrada para potenciais desenvolvedores emergentes. Ao desenvolver da análise, Makers se mostraram como a categoria mais acessível para públicos leigos obterem aprendizado de conceitos computacionais, enquanto que Mods se mostraram como a mais efetiva porta de entrada ao oferecer a experiência e ambiente mais próximo ao de reais desenvolvedores. Com os conhecimentos obtidos, é proposto o maior uso do elemento de lazer e criatividade presentes em jogos para tornar o aprendizado de programação mais cativante para iniciantes. Devido à falta de estudos referentes à transição de jogadores para desenvolvedores de software, as conclusões extrapoladas por essa pesquisa podem ser utilizadas como premissas para pesquisas, com o objetivo de gerar dados concretos que validam a eficácia de jogos digitais na introdução de pessoas à carreira de desenvolvedores.


Proposta de Trabalho

Clique aqui para ver a proposta de trabalho (PDF)


Monografia

Clique aqui para visualizar a monografia (PDF)


Universidade de São Paulo - Instituto de Matemática e Estatística - 2023