MAC0499 - Trabalho de Formatura Supervisionado

Uma Ferramenta de Simulações Interativas para o
Ensino de Conceitos de Programação para Crianças

Marília Takaguti Dicezare
NUSP: 6818375

Orientadora: Profa. Dra. Kelly Rosa Braghetto

Resumo

O ensino da computação para crianças e jovens é cada vez mais importante na Era Digital. O conhecimento de programação promove muitas competências fundamentais para o pensamento crítico e lógico desses jovens. Por isso, o ensino da computação ganhou cada vez mais espaço nas escolas de educação básica brasileiras, tornando-se parte dos currículos escolares. Ferramentas de apoio pedagógico são fundamentais nesse processo de aprendizagem e o uso de simulações interativas na educação tem se mostrado eficaz em outras ciências. Nesse sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivo a criação de um produto mínimo viável (MVP - Minimum Viable Product) de uma ferramenta web de simulações interativas para o ensino de computação no ensino fundamental, juntamente com uma documentação. A simulação será baseada em conceitos de lógica de programação pré-determinados, como variáveis, entrada, condicionais e laços, e deve permitir que os estudantes a explore livremente. Ademais, ela deve estar acompanhada do seu pseudocódigo correspondente, a fim de promover o contato com a estrutura real de um código. Para realizar este trabalho, seguiremos a metodologia Design Science Research (DSR) em Engenharia de Software, na qual começamos por investigar o problema através de uma contextualização e, a partir disso, projetamos e validamos um artefato, o MVP. Além disso, realizaremos a implementação do artefato utilizando o framework Vue.js em Typescript. Por fim, pretendemos avaliar a usabilidade do MVP proposto, realizando avaliações com educadores e estudantes por meio de questionários de usabilidade, como o SUS (System Usability Scale).