Alunas: Luísa Menezes da Costa e Mariana Tiemi Silva Misu
Orientadora: Renata Wassermann
A primeira turma do curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) da Universidade de São Paulo (USP) foi eternizada pela sua emblemática foto, que ressalta um grupo composto majoritariamente por mulheres. Entretanto, esse cenário se inverteu com o passar do tempo, à medida que o curso começou a atrair um público predominantemente masculino.
Nos últimos anos, a participação feminina em cursos ligados à Computação e às demais áreas das ciências exatas é significativamente menor em comparação à masculina: atualmente, estudantes que se identificam com o gênero feminino geralmente representam menos de 10% das turmas ingressantes. Essa situação ocorre em diversas universidades além da USP, visto que existem diversos estudos e artigos sobre o tema, como os publicados no Women in Information Technology (WIT), que apontam o mesmo problema em seus respectivos cursos de Computação.
Dessa forma, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo aprofundar essa investigação, baseado na pesquisa feita pela estudante Juliana Trevine em um artigo para o grupo de extensão Tecs, realizando um levantamento mais abrangente e sistemático dos dados sobre a presença feminina no curso ao longo dos anos e sobre as consequências do baixo número de mulheres na área de Computação, a partir dos dados fornecidos pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da USP e por alguns artigos selecionados do WIT. Além disso, pretende-se avaliar o impacto de ações recentes voltadas à promoção da diversidade de gênero na computação, como o projeto CodificADAs, Maratona Feminina de Programação (MFP), entre outras iniciativas. Por fim, a partir dessas análises, espera-se formular recomendações e estratégias para incentivar a entrada e permanência de mulheres na área, contribuindo para a redução da desigualdade de gênero no campo da computação e dos problemas que são gerados por essa discrepância.
Em construção...
Março | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | |
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Definição do escopo da pesquisa | X | X | |||||||
Levantamento de dados (artigos, dados da STI, etc) | X | X | |||||||
Seleção da bibliografia utilizada | X | X | |||||||
Preparação de perguntas para entrevista e questionário | X | X | |||||||
Divulgação de questionário e aplicação de entrevistas | X | X | |||||||
Tratamento dos dados (dados da STI, questionário e entrevistas) | X | X | X | X | |||||
Escrita da monografia | X | X | X | ||||||
Revisão da monografia | X | ||||||||
Escrita do pôster | X |