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A Barra de Menu

No menu, você irá encontrar todas as acções do KTurtle. Estas estão nos seguintes grupos: Ficheiro, Editar, Ver, Ferramentas, Configuração e Ajuda. Esta secção descreve-as a todas.

O Menu Ficheiro

Novo

Ficheiro->Novo (Ctrl-N)

Cria um ficheiro de Logo novo, vazio.

Abrir

Ficheiro->Abrir... (Ctrl-O)

Abre um ficheiro de Logo.

Abrir um Recente

Ficheiro->Abrir um Recente

Abre um ficheiro de Logo que foi aberto recentemente.

Abrir os Exemplos

Ficheiro->Exemplos (Ctrl-E)

Mostra a pasta com os programas de exemplo do Logo. Os exemplos deverão estar na sua língua favorita, a qual poderá escolher em Configuração->Configurar o KTurtle....

Gravar

Ficheiro->Gravar (Ctrl-S)

Grava o ficheiro de Logo aberto de momento.

Gravar Como

Ficheiro->Gravar Como...

Grava o ficheiro de Logo aberto de momento num local à escolha.

Gravar a Área de Desenho

Ficheiro->Gravar Área de Desenho

Grava a imagem desenhada na área de desenho num ficheiro.

Velocidade de Execução

Ficheiro->Velocidade de Execução

Apresenta uma lista com as velocidades de execução possíveis, consistindo em: Velocidade Completa, Lento, Mais Lento e Lentíssimo. Quando a velocidade é igual a 'Velocidade Completa' (por omissão), poderá não conseguir ver o que se está a passar. Em alguns dos casos este comportamento poderá ser o desejado, mas noutros casos poder-se-á querer ter uma ideia da execução. No último caso, poderá querer configurar a velocidade da execução como 'Lento', 'Mais Lento' e 'Lentíssimo'. Quando um dos modos lentos for seleccionado, a posição actual de execução será mostrada no editor.

Executar

Ficheiro->Executar Comandos (Alt-Return)

Inicia a execução dos comandos no editor de código.

Pausa

Ficheiro->Pausar a Execução (Pause)

Coloca a execução em pausa. Esta acção só fica activa quando os comandos estiverem de facto a ser executados.

Parar

Ficheiro->Parar Execução (Escape)

Pára a execução; esta acção só fica activa quando os comandos estiverem de facto a ser executados.

Imprimir

Ficheiro->Imprimir... (Ctrl-P)

Imprime o código actual no editor ou então o desenho gerado por este.

Sair

Ficheiro->Sair (Ctrl-Q)

Sai do KTurtle.

O Menu Editar

Editar->Desfazer (Ctrl-Z)

Anula a última alteração ao código. O KTurtle pode fazer anulações de forma ilimitada.

Editar->Refazer (Ctrl-Shift-Z)

Volta a fazer uma alteração anulada ao código.

Editar->Cortar (Ctrl-X)

Corta o texto seleccionado do editor de código para a área de transferência.

Editar->Copiar (Ctrl-C)

Copia o texto seleccionado do editor de código para a área de transferência.

Editar->Colar (Ctrl-V)

Cola o texto na área de transferência no editor.

Editar->Procurar... (Ctrl-F)

Com esta acção, você poderá procurar frases no código.

Editar->Procurar o Seguinte (F3)

Use isto para procurar a próxima ocorrência da frase.

Editar->Substituir... (Ctrl-R)

Com esta acção, você poderá substituir frases no código.

O Menu Ver

Ver->Modo de Ecrã Completo (Ctrl-Shift-F)

Com esta acção, você activa ou desactiva o modo de ecrã completo.

Nota: Quando o código é executado, estando no modo de ecrã completo, tudo excepto a área de desenho fica escondido. Isto torna possível criar programas de “ecrã completo” no KTurtle.

Ver->Mostrar os Números de Linha (F11)

Com esta acção, você poderá mostrar os números de linha no editor de código. Isto poderá ser útil para procurar um erro.

O Menu Ferramentas

Ferramentas->Extractor de Cor (Alt-C)

Esta acção abre o extractor de cores. Com este extractor, você poderá seleccionar facilmente um código de cores e inseri-lo no editor de código.

Ferramentas->Indentar (Ctrl-I)

Esta acção “indenta” (adiciona espaços em branco) as linhas que estão seleccionadas. Quando a 'indentação' é usada convenientemente, isto poderá tornar o código muito mais fácil de ler. Todos os exemplos usam indentação, por isso veja-os, por favor.

Ferramentas->Desindentar (Ctrl-Shift-I)

Esta acção “remove a indentação” (remove os espaços em branco no início de) as linhas que estão seleccionadas.

Ferramentas->Limpar a Indentação

Esta acção limpa a “indentação” (remove todos os espaços em branco no início de) as linhas que estão seleccionadas.

Ferramentas->Comentar (Ctrl-D)

Esta acção adiciona caracteres de comentário (#) ao início das linhas que são seleccionadas. As linhas que começam com um carácter de comentário são ignoradas quando o código é executado. Os comentários permitem ao programador explicar um pouco o seu código ou podem ser usadas para evitar temporariamente que um dado pedaço de código seja executado.

Ferramentas->Descomentar (Ctrl-Shift-D)

Esta acção remove os caracteres de comentários das linhas seleccionadas.

O Menu Configuração

Configuração->Mostrar/Esconder a Barra de Ferramentas

Activa ou desactiva a Barra Principal

Configuração->Mostrar/Esconder a Barra de Estado

Comutar a Barra de Estado

Configuração->Configuração Avançada

Aqui você poderá alterar as coisas que você normalmente não necessita de mudar. O sub-menu da Configuração Avançada tem três itens: Configurar o Editor... (a janela de configuração normal do editor Kate), Configurar os Atalhos... (a janela de configuração de atalhos normal do KDE) e a Configurar as Barras de Ferramentas... (a janela de configuração da barra de ferramentas do KDE).

Configuração->Configurar o KTurtle...

Isto é usado para configurar o KTurtle. Aqui você poderá mudar a língua dos comandos de Logo ou definir um novo tamanho inicial para a área de desenho.

O Menu Ajuda

Ajuda->Manual do KTurtle (F1)

Esta acção mostra o manual que você está a ler de momento.

Ajuda->O Que É Isto? (Shift-F1)

Depois de activar esta acção, a seta do cursor irá mudar para uma “seta com ponto de interrogação”. Este novo tipo de seta é usado para carregar em partes da janela principal do KTurtle, aparecerá uma descrição da componente em particular.

Ajuda->Ajuda sobre: ... (F2)

Esta é uma função bastante útil; ela fornece ajuda acerca do código sobre o qual o cursor se encontra. Por isso, por exemplo, você poderá usar o comando print no seu código, e poderá querer ler para saber o que o manual diz sobre este comando. Você poderá mover o cursor para cima do comando print e carregar em F2. O manual irá então mostrar toda a informação sobre o comando print.

Esta função é muito importante durante a aprendizagem da programação.

Ajuda->Comunicar um Erro...

Use isto para comunicar um problema no KTurtle com os programadores. Estes relatórios podem ser usados para tornar as versões futuras do KTurtle melhores.

Ajuda->Acerca do KTurtle

Aqui você poderá encontrar informações sobre o KTurtle, como os seus autores e a licença com que este se baseia.

Ajuda->Acerca do KDE

Aqui você poderá encontrar informações sobre o KDE. Se não souber ainda o que é o KDE, este é um local que você não poderá perder.

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