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Capítulo 1. Introdução

Índice

O que é o Logo?
Funcionalidades do KTurtle

O KTurtle é um ambiente educativo de programação utilizando a linguagem de programação Logo. Ele tenta manter a programação tão acessível quanto possível. Isto torna o KTurtle adequado para ensinar às crianças matemática, geometria e... programação. Os comandos usados para programar são do estilo da linguagem de programação Logo. Uma funcionalidade única do Logo é que os comandos são normalmente traduzidos para a língua falada pelo programador.

O KTurtle tem o nome com base na 'tartaruga' que desempenha um papel central no ambiente de programação. O utilizador programa a tartaruga, usando os comandos do Logo, para desenhar uma imagem na área de desenho.

O que é o Logo?

A primeira versão da linguagem de programação Logo foi criada por Seymour Papert do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT em 1967 como uma alternativa à linguagem de programação LISP. Desde então, foram lançadas várias versões do Logo. Em 1980, o Logo foi ganhando adeptos, com versões para o MSX, Commodore, Atari e sistemas IBM PC. Estas versões eram principalmente para fins educativos. A LCSI lançou o Mac®Logo em 1985 como uma ferramenta para programadores profissionais, mas nunca teve grande sucesso. O MIT ainda mantém um 'site' sobre Logo que poderá ser acedido em http://el.media.mit.edu/logo-foundation/.

Hoje em dia existem várias versões do Logo por aí, as quais poderão ser encontradas no 'site' de Logo do MIT e com uma pequena pesquisa no Google. Esta versão do Logo (KTurtle) só se foca nas qualidades de educação da linguagem de programação e não se tentará adequar às necessidades profissionais dos programadores.

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