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Capítulo 5. Glossário

Neste capítulo, você irá obter uma explicação para a maioria das palavras “pouco comuns” que são usadas no manual.

graus

Os graus são uma unidade para medir ângulos ou voltas. Uma volta completa corresponde a 360 graus, o que corresponde a uma meia-volta como 180 graus e um quarto-de-volta como 90 graus. Os comandos turnleft, turnright e direction necessitam de um parâmetro em graus.

parâmetros e resultado dos comandos

Alguns comandos recebem parâmetros, outros devolvem resultados, outros fazem ambas as coisas e finalmente existem outros que não fazem nenhuma delas.

Alguns exemplos de comandos que só recebem parâmetros são:

forward 50
pencolor 255,0,0
print "olá!"

O comando forward recebe o 50 como parâmetro, porque o forward precisa deste parâmetro para saber quantos pontos deverá andar em frente. O pencolor recebe um parâmetro e o print recebe uma cadeia de caracteres com parâmetro. Lembre-se que o parâmetro também poderá ser um contentor. O próximo exemplo ilustra isto:

x = 50
print x
texto = "olá!"
print texto

Agora alguns exemplos de comandos que devolvam resultados:

x = inputwindow "por favor escreva algo e carregue em OK... obrigado!"
r = random 1,100

O comando inputwindow recebe um texto como parâmetro e devolve o número ou o texto que é introduzido. Como poderá ver, o resultado do inputwindow é guardado no contentor x. O comando random também devolve um resultado. Neste caso, devolve um número entre 1 e 100. O resultado do random é de novo guardado num contentor, chamado r. Lembre-se que os contentores x e r não são usados no código de exemplo acima.

Também há alguns comandos que não precisam de parâmetros nem devolvem nada. Alguns exemplos:

clear
penup
wrapon
hide

realce intuitivo

Esta é uma funcionalidade do KTurtle que torna a codificação ainda mais simples. Com o realce intuitivo, o código que você escrever ganha uma cor que indica qual o tipo de código que é. Na próxima lista, você irá encontrar os diferentes tipos de código e a cor que obtêm no editor de código.

Tabela 5.1. Os diferentes tipos de código e a sua cor de realce

comandos normaisverde escuroOs comandos normais estão descritos aqui.
controladores de execuçãopreto (negrito)Os comandos especiais controlam a execução; poderá ler mais sobre eles aqui.
comentáriosamarelo escuroAs linhas que estão comentadas começam por caracteres de comentário (#); estas linhas são ignoradas quando o código é executado. Os comentários permitem ao programador explicar um pouco do seu código ou podem ser usadas para evitar temporariamente que um pedaço de código seja executado.
parêntesis rectos [, ]verde claro (negrito)Os parêntesis rectos são usados para agrupar pedaços de código. Os parêntesis rectos são usados normalmente com os controladores de execução.
o comando learnverde claro (negrito)O comando learn é usado para criar comandos novos.
númerosazulOs números não têm muito que se lhe diga.
textovermelho escuroTambém não há muito a dizer sobre o texto nas cadeias de caracteres, a não ser que começam e terminam com aspas (").
caracteres matemáticoscinzentoEstes são os caracteres matemáticos: +, -, *, /, (, e ). Leia mais sobre eles aqui.
caracteres das perguntasazul (negrito)Leia mais sobre as perguntas aqui.
palavras de colagem das perguntascor de rosaLeia mais sobre as palavras de colagem de perguntas ('and', 'or' e 'not') aqui.
texto normalpreto 

pontos

Um ponto é um ponto no ecrã. Se você olhar muito de perto para o que vê no ecrã do seu monitor, irá constatar que ele usa pontos. Todas as imagens do ecrã são criadas com estes pontos. Um ponto é a menor coisa que poderá ser desenhada no ecrã.

Existem vários comandos que precisam de uma quantidade de pontos como parâmetro, e são: o forward, backward, go, gox, goy, canvassize e o penwidth.

Combinações de RGB (códigos de cores)

As combinações de RGB são usadas para descrever cores. O “R” vem de “red” (vermelho), o “G” de “green” (verde) e o “B” de “blue” (azul). Um exemplo de uma combinação RGB é o 255,0,0, onde o valor da componente vermelha é 255 e as outras são 0, o que resulta num tom claro de vermelho. Cada valor de uma combinação RGB terá de estar no intervalo entre 0 e 255. Aqui está uma lista com as cores mais usadas:

Tabela 5.2. Combinações RGB mais usadas

0,0,0preto
255,255,255branco
255,0,0vermelho
150,0,0vermelho escuro
0,255,0verde
0,0,255azul
0,255,255azul claro
255,0,255cor de rosa
255,255,0amarelo

Para descobrir facilmente as combinações RGB de uma cor, você deverá experimentar o extractor de cores! Você poderá descobri-lo aqui: Ferramentas->Extractor de Cor.

Dois comandos necessitam de uma combinação RGB como parâmetro, e são eles: o canvascolor e o pencolor.

imagem móvel

Uma imagem móvel é uma pequena imagem que pode ser movida pelo ecrã. A nossa tartaruga é uma imagem móvel, por exemplo.

Nota: com esta versão do KTurtle, a imagem móvel não consegue ser alterada de uma tartaruga para outra coisa. As versões futuras do KTurtle serão capazes de o fazer.

envolvência

A envolvência é o que se passa quando a tartaruga desenha algo que é demasiado grande para caber na área de desenho e a envolvência está activa


Um exemplo de envolvência

Quando a tartaruga passa para lá de um extremo da área de desenho ele vai passar para o extremo imediatamente oposto para que possa continuar o seu movimento. Deste modo, a tartaruga irá estar sempre no ecrã, enquanto se move.

A envolvência poderá ser activada e desactivada com os comandos wrapon e wrapoff. Quando o KTurtle começa, a envolvência está activa por omissão.

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