docs.kde.org
Começar
Anterior
Próximo

Capítulo 3. Começar

Índice

Primeiros passos no Logo: apresentamos-lhe a Tartaruga!
A Tartaruga Move-se
Mais exemplos

Quando você inicia o KTurtle você irá ver algo semelhante a isto:


Janela principal do KTurtle

Neste guia introdutório, iremos assumir que a língua dos comandos é o Inglês. Você poderá mudar esta língua em Configuração->Configurar o KTurtle..., mais concretamente na secção Língua. Tenha em atenção que a língua que definir para o KTurtle necessita de ser a mesma que a língua que usa para escrever os comandos de Logo.

Primeiros passos no Logo: apresentamos-lhe a Tartaruga!

Você já deve ter reparado que a tartaruga está no meio da área de desenho: você está agora prestes a aprender como controlá-la, usando os comandos no editor de código.

A Tartaruga Move-se

Vamos começar por pôr a tartaruga a andar. A nossa tartaruga tem 3 tipos de movimentos: (1) pode ir para a frente e para trás, (2) pode virar à esquerda ou à direita e (3) poderá ir directamente para uma posição do ecrã. Tente isto, por exemplo:

forward 100
turnleft 90 

Escreva ou copie e cole o código no editor e execute-o (usando o Ficheiro->Executar Comandos) para ver o resultado.

Quando tiver escrito e executado os comandos acima no editor de código, você irá reparar em uma ou mais das seguintes coisas:

  1. Que — depois de executar os comandos — a tartaruga vai-se movendo, desenhar uma linha e depois dá um quarto de volta para a esquerda. Isto acontece porque você usou os comandos forward e turnleft.

  2. Que a cor do código mudou à medida que o foi escrevendo; esta funcionalidade chama-se realce intuitivo — os diferentes tipos de comandos são realçados de forma diferente. Isto torna a leitura de grandes blocos de código mais fácil.

  3. Que a tartaruga desenha uma linha preta fina.

  4. Talvez tenha obtido uma mensagem de erro. Isto poderá simplesmente significar duas coisas: você poderá ter cometido um erro ao copiar os comandos, ou você precisa de definir a língua correcta para os comandos de Logo (o que você pode fazer escolhendo Configuração->Configurar o KTurtle na secção Língua).

Você irá da mesma forma perceber que o forward 100 mandou a tartaruga andar em frente, deixando uma linha, e que o turnleft 90 disse à tartaruga virar 90 graus à esquerda.

Por favor, veja as seguintes referências para o manual para uma explicação completa dos comandos introduzidos: forward, backward, turnleft e turnright.

Mais exemplos

O primeiro exemplo foi muito simples, por isso vamos continuar!

canvassize 200,200
canvascolor 0,0,0
pencolor 255,0,0
penwidth 5
clear

go 20,20
direction 135

forward 200
turnleft 135
forward 100
turnleft 135
forward 141
turnleft 135
forward 100
turnleft 45

go 40, 100

Mais uma vez, você deverá escrever ou copiar e colar o código para o editor ou abrir o ficheiro arrow.logo na pasta Abrir os Exemplos e executá-lo (usando a opção Ficheiro->Executar Comandos) para ver o resultado. Nos próximos exemplos, você já é suposto saber a mecânica do assunto.

Você poderá já ter notado que este segundo exemplo usa bastante mais código. Você poderá ter visto também um conjunto de comandos novos. Aqui está uma breve explicação de todos os comandos novos:

O canvassize 200,200 configura a largura e a altura da área de desenho para 200 pontos. A largura e a altura são iguais em tamanho, o que significa que a área de desenho deverá ser agora um quadrado.

O canvascolor 0,0,0 coloca a área de desenho a preto. O 0,0,0 é uma combinação RGB onde todos os valores ficam iguais a 0, o que corresponde a preto.

O pencolor 255,0,0 coloca a cor do traço a vermelho. O 255,0,0 é uma combinação RGB em que só o valor do 'vermelho' fica igual a 255 enquanto que os outros (verde e azul) ficam a 0, o que resulta num tom claro de vermelho.

Se não compreender os valores das cores, tente por favor ler o glossário sobre as combinações RGB

O penwidth 5 configura a espessura (ou tamanho) do traço a 5 pontos. A partir de agora, todas as linhas que a tartaruga desenhar irão ter uma espessura de 5 pontos, até que se mude o penwidth para outra coisa qualquer.

O clear limpa a área de desenho, e é tudo o que faz.

O go 20,20 manda a tartaruga ir para um dado lugar da área de desenho. A contar do canto superior esquerdo, este lugar fica a 20 pontos a contar da esquerda e a 20 pontos da parte superior. Lembre-se que, ao usar o comando go, a tartaruga não irá desenhar uma linha.

O direction 135 define a direcção da tartaruga. O turnleft e o turnright mudam o ângulo da tartaruga a partir da direcção actual dela. O direction muda o ângulo da tartaruga a partir do zero e, como tal, não é relativo à posição anterior da tartaruga.

Depois do comando de direcção, segue-se um conjunto de comandos forward e turnleft. Estes comandos fazem, de facto, o desenho.

Por fim, é usado outro comando go para mover a tartaruga para o lado.

Certifique-se que segue as referências. Estas explicam cada comando em mais detalhe.

Anterior
Próximo
Início


docs.kde.org