Por utilizarmos o sistema de arquivos padrão do Linux (ext2), não há uma maneira confiável de recuperar arquivos apagados acidentalmente pelo usuãrio, ou perdidos devido a degeneração ou falha do dispositivo físico que contém tais arquivos.
Assim, backups constantes são muito importantes. Há dois conjuntos de arquivos a serem protegidos desta maneira: os arquivos de configuração e programas de nossos servidores, como por exemplo o diretório /etc, scripts, etc; e os arquivos dos usuários (os homes).
Os backups devem ser mantidos em outro meio físico (que não os próprios discos). Atualmente, usamos fitas magnéticas tipo DAT. Portanto, todos os arquivos são guardadas de forma consecutiva (a fita não tem sistema de arquivos), e os scripts abaixo utilizam os comandos e devices para a escrita nas fitas que dispomos.
Um projeto posterior seria fazer os backups em um outro disco comum para que o backup seja feito de forma mais fácil e rápida. Esses arquivos ficariam disponíveis aos próprios usuários. Infelizmente, atualmente não temos os recursos necessários para isso.