Quando é feita a primeira instalação em um cliente, ou num grupo de clientes, é necessário definir todos os programas que serão instalados. Inicialmente todos os programas a serem instalados são pacotes que já existem na distribuição atual da Debian. Pacotes adicionais (ver seção 5.6.4) podem ser criados e incluídos na seleção de pacotes.
Geralmente, a seleção do conjunto inicial de pacotes é feita no micro de testes da rede (7.1.1) de tal forma que todas as dependências sejam satisfeitas. Vários dos admins, senão todos, devem aprovar a seleção feita para tentar cobrir todos os tipos de programas úteis para nossos usários. Por outro lado, deve-se ter o cuidado de não instalar programas de uso muito limitado, ou programas que dupliquem desnecessariamente a funcionalidade outros, a fim de economizar espaço nos discos dos clientes.
Eis um guia passo-a-passo para instalação seleção inicial de programas:
Deve-se incluir também as fontes de pacotes criados pelos administradores para uso interno da rede.
Daí começa o processo de escolha em si. Este processo é muito longo, pois a quantidade de pacotes disponíveis já é muito alta e tende a crescer bastante de uma versão para outra da Debian. Por isso, é indispensável ter a seleção de pacotes da versão anterior para que nenhum pacote importante ou amplamante utilizado seja esquecido.
Uma ajuda na decisão de escolha de pacotes está vindo da própria Debian. Esta é a criação dos chamados meta-packages, pacotes que não contêm programa algum, mas sim dependências a serem resolvidas. Vide o exemplo dos pacotes task-*.
$ dpkg --get-selections > /tmp/selectionsEsse comando gravará em /tmp/selections a listagem de todos os pacotes selecionados e instalados.
Isto será útil para que possamos instalar os mesmos pacotes em todos os clientes da rede. Para isso, ao fazer a instalação de um cliente comum, deve-se primeiro acertar o arquivo /etc/apt/sources.list, ``desselecionar'' todos os pacotes do dselect e então executar o comando:
$ dpkg --set-selections < /tmp/selectionsEsse comando selectionará todos os pacotes listados no arquivo /tmp/selections.
Não se pode esquecer de guardar o arquivo de seleções, pois este será essencial na instalação dos outros clientes (como descrito acima). Após isto, todos os programas ``padrões'' já devem estar instalados neste cliente.
Depois desse processo, pode ser necessária a instalação de programas adicionais, descrita a seguir.