Motivos

Um dos principais motivos para o uso da Debian (e em particular, a versão stable) é sua robustez. Como a Debian segue modelo de desenvolvimento bastante aberto, milhares de pessoas participam fazendo pacotes, enviando relatórios e correções de bugs, e discutindo mudanças. Assim, a Debian é testada em muitos ambientes e cenários distintos, proporcionando uma estabilidade maior que qualquer outra distribuição. O processo de lançamento de uma versão estável da Debian é bastante rigoroso, e apesar de ser mais demorado que em outras distribuições, julgamos que este é um preço que vale pagar.

A Debian é uma distribuição bastante organizada, onde existem uma política também rigorosa para a criação e manutenção de um pacote. Seu sistema de empacotamento de software permite uma atualização muito fácil de uma versão para a outra, o que nem sempre acontece com as outras distribuições Linux.

Outra vantagem do uso da Debian é que traz mais pacotes de caráter acadêmico e de desenvolvimento de software do que outras distribuições.

Por fim, outra vantagem da Debian é ter maior segurança ``de fábrica'' do que outras distribuições, ou seja, seus progrmas e suas configurações padrões são bem mais confiáveis que os de outras distribuições. Além disso, quando são encontradas falhas de segurança na versão stable, os respectivos consertos são lançados num diretório chamado debian-security, normalmente num curto espaço de tempo após a descoberta das falhas.



Livio Baldini Soares 2001-02-05