A parte de cabeamento da rede não está sob responsabilidade dos administradores. Mas mesmo assim é importante o conhecimento do equipamento que faz o roteamento dos pacotes da rede. A rede Linux faz sua comunicação através dos hubbies instalados nas diversas salas. Por este fato é que a rede Linux não é fisicamente isolada da rede IME (leia mais sobre isso na seção 7.1).
Pode ocorrer que algum ponto da rede não esteja funcionando e aí o administrador deve checar a integridade do ponto na parede e sua conectividade com o hubbie da sala conforme número indicado no próprio ponto.
O órgão responsável pelos cabeamentos e hubbies é a Seção de Informática do IME e deve ser contactado logo que seja detectado algum problema nesse equipamento.
Também é importante notar que o IME possui um switch que faz o principal roteamento entre os pacotes externos e internos da rede do instituto. O nosso servidor principal (com conexão a internet 7.1.1) atualmente está ligado a um dos hubbies de uma das salas, mas achamos que ganharíamos em conectividade se o ponto externo desse servidor fosse ligado diretamente ao switch do instituto.