Quando se detecta alguma falha de hardware em algum micro, deve-se primeiro analisar a situação desse equipamento, levando-se em consideração o histórico da peça: de onde originou e quais problemas de hardware já teve.
Por ser uma rede heterogênea em relação à origem de seus equipamentos, é necessário verificar previamente que tipo de garantia esta peça possui, e caso esteja na garantia ``de fábrica'', deve-se entrar em contato com o fornecedor do equipamento para se fazer conserto ou troca. Se não estiver mais na garantia, provavelmente o equipamento pertence ao programa Pró-aluno e portanto goza da manutenção do CCE. Portanto, basta fazer um chamado para a seção de consertos do CCE requisitando o conserto da peça.
O chamado é feito por telefone, e é preciso informar o número de registro USP ou IME da peça, uma descrição sucinta do problema, e a sala onde o equipamento deve ser retirado pelo CCE. É muito importante anotar o número do chamado, junto de uma descrição do equipamento, de seu problema, e da data do chamado. Essas informações são mantidas em papel, numa pasta guardada na sala da administração. Também é recomendável mandar email para a administração informando sobre o chamado. A responsabilidade do chamado é dos admins encarregados da sala onde houve o problema.
Alguns casos especiais podem surgir quando o equipamento não tem garantia nenhuma. Nesse caso, uma solução é efetuar uma compra quando houver verba, para que os próprios administradores façam a substituição desta peça danificada (veja 3.2.8).
Eis um sumário das situações e respectivas providências a serem tomadas:
Consertos de micros: