A Debian, assim como outras grandes distribuições do Linux, prima por sua vasta documentação. Esta inclui as fontes tradicionais de documentacao:
O GNU Coding Standards recomenda que todos os programas do projeto GNU incluam documentação em formato info. Assim, grande parte dos utilitários que compõem a base da Debian, incluindo fileutils, textutils, shellutils e binutils tem documentação info. Como as manpages são opcionais para o projeto GNU, e é trabalhoso manter duas fontes de documentação, muitas vezes as manpages nao sao atualizadas. Portanto, sempre que existirem, os manuais info devem ser recomendados ao usuario, em detrimento das manpages.
Embora o projeto GNU, como mencionado acima, prefira documentação info, a política da Debian determina que todo pacote deve ter uma manpage. Quando não houver documentação info, deve-se recomendar aos usuários que consultem a manpage apropriada.
Há um importante comando relacionado ao man: apropos. Cada manpage tem uma curta descrição associada. O comando apropos recebe uma expressão regular e devolve todas as descrições de manpages que casem com essa expressão. Esse comando deve ser recomendado a usuários que requisitem informações sobre um tópico.
No mesmo diretório, normalmente há documentação adicional no arquivo README e outros arquivos. Arquivos de exemplo ficam no subdiretório examples/.
Além dessas fontes, há também os HOWTOs do Linux Documentation Project (LDP). Entretanto, por serem mais úteis aos administradores que aos usuários, são descritos abaixo em 8.2.