MAC0499 - Trabalho de Formatura Supervisionado
Proposta para Monografia
Aluno: Marcelo Kenzo Yamada
Orientador: Prof. Alfredo Goldman vel Lejbman
Tipo de trabalho: IC
Introdução
Objetivos
Atividades já realizadas
Cronograma de atividades para o segundo semestre
Estrutura esperada da monografia
Introdução
O trabalho de formatura será sobre a IC com bolsa do CNPq realizada de
maio de 1990 a fevereiro de 1992, no Grupo Gráfico do LSI (Laboratório de
Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo),
quando foi desenvolvido um sistema de computação gráfica para a geração
de imagens tridimensionais.
Objetivos
Na ocasião existiam muito poucos pacotes gráficos para a geração de
imagens foto-realísticas, sendo todos para plataformas de ponta (estações
de trabalho sofisticadas, com alto custo e tecnologia proprietária). A idéia
foi desenvolver numa primeira etapa um pacote de software que pudesse gerar
especificações de sólidos num formato que pudesse ser lido por programas de
geração de imagens já existentes. Numa segunda etapa um módulo que gerasse
seqüências de cenas, e numa eventual terceira etapa um renderizador que
gerasse as seqüências foto-realísticas. Entretanto, essa terceira etapa era
dispensável já que as imagens podiam ser geradas pelos programas de
renderização quadro a quadro, e seria apenas uma facilidade adicional tê-la
integrada às primeiras duas.
Atividades já realizadas
Por se tratar de uma IC já realizada, o projeto está finalizado.
Cronograma de atividades para o segundo semestre
Da mesma forma que acima, não há programação para o segundo semestre de
2004. Aqui está o cronograma do período da IC.
Maio/1990
Junho/1990
Julho/1990
- Estudo de bibliografia;
- Especificação do modelador.
Agosto/1990
- Implementação do modelador.
Setembro/1990
- Implementação do modelador.
Outubro/1990
- Implementação do modelador.
Novembro/1990
- Implementação do modelador.
Dezembro/1990
- Implementação do modelador.
Janeiro/1991
- Implementação do modelador;
- Testes com a geração de imagens renderizadas a partir de sólidos
modelados com o sistema KAD (nome dado ao sistema projetado).
Fevereiro/1991
- Confecção de relatórios dos trabalhos realizados em 1990.
Março/1991
- Ajustes na implementação do modelador;
- Especificação do editor de cenas.
Abril/1991
- Ajustes na implementação do modelador;
- Especificação do editor de cenas.
Maio/1991
- Implementação do editor de cenas.
Junho/1991
- Implementação do editor de cenas.
Julho/1991
- Implementação do editor de cenas.
Agosto/1991
- Implementação do editor de cenas.
Setembro/1991
- Implementação do editor de cenas.
Outubro/1991
Novembro/1991
- Estudo de pacotes de modelagem, renderização e animação para o então recém
adquirido supercomputador Silicon Graphics (IRIS 4D/480VGX).
Dezembro/1991
- Estudo de pacotes de modelagem, renderização e animação para o então recém
adquirido supercomputador Silicon Graphics (IRIS 4D/480VGX).
Janeiro/1992
- Estudo de pacotes de modelagem, renderização e animação para o então recém
adquirido supercomputador Silicon Graphics (IRIS 4D/480VGX).
Fevereiro/1992
- Confecção de relatórios finais dos trabalhos realizados.
Estrutura esperada da monografia
Seguirei passos sugeridos na página da disciplina (
http://www.ime.usp.br/~cef/mac499-04/rot-monografias.html), e espero cobrir:
Primeira parte:
- introdução;
- natureza da organização e da atividade;
- motivação;
- objetivos do trabalho;
- definição/especificação do problema;
- forma de organização da equipe de trabalho e atribuição de responsabilidades;
- estimativa inicial de prazos e do andamento do projeto;
- atividades realizadas;
- métricas post-mortem do andamento do projeto;
- tópicos/teorias/sistemas estudados ou desenvolvidos;
- treinamentos;
- ferramentas e técnicas utilizadas;
- técnicas relevantes para o problema em questão, mas que não foram
exploradas por falta de tempo, recursos humanos ou apoio da organização;
- forma de acompanhamento utilizada pelo gerente/administrador do projeto;
- conclusão;
- bibliografia utilizada.
Segunda parte:
- desafios e frustrações encontrados;
- lista das disciplinas cursadas no BCC mais relevantes para o projeto;
- interação com membros da equipe que tenham agido como mentores do trabalho;
- diferenças notadas entre a forma de cooperação com colegas do BCC nas
tarefas em grupo das disciplinas e a forma de trabalho conjunto no
laboratório. Nesse caso eu pretendo relacionar também experiências em outros
locais de trabalho;
- observações sobre a aplicação de conceitos estudados nos cursos no contexto
prático de aplicações reais;
- se fosse continuar atuando na área do projeto, que passos tomaria para
aprimorar os conhecimentos técnicos/metodológicos/comerciais/científicos/etc
relevantes para esta atividade.
2004/07/05 Kenzo Yamada