Proposta Pedagógica

    O iVProg é sistema educacional livre, implementado em HTML5 (HTML + CSS + JavaScript), sendo destinado ao ensino e à aprendizagem de algoritmos e programação. O iVProg foi desenhado para ser usado desde o final do segundo ciclo do Ensino Básico. Ele apresenta como interface primária, um modelo para programação de modo visual (baseado em ícones), entretanto ele também dispõe de uma interface para programação na tradicional forma textual. Por esse razão o iVProg pode servir como ponte entre a programação visual e a tradicional programação textual.

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Exemplos


Objetivo



Esta proposta visa oferecer aos professores de matemática ferramentas e metodologias eficazes para engajar os alunos, promover a aprendizagem significativa e desenvolver o raciocínio lógico-matemático. A ideia é combinar abordagens tradicionais com estratégias ativas, adaptando-se às necessidades diversas dos estudantes.

Promover o desenvolvimento do pensamento computacional, da lógica matemática e da criatividade por meio da programação de projetos digitais colaborativos.

Objetivos Específicos:



Aplicar noções básicas de programação em situações reais;

Estimular a resolução de problemas com uso de algoritmos;

Favorecer o trabalho em equipe e a comunicação;

Explorar plataformas digitais educativas com linguagem visual de programação (Scratch, Blockly, etc.);

Desenvolver a autonomia e a capacidade investigativa dos estudantes.

Justificativa


A matemática é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade de resolução de problemas e da formação crítica dos estudantes. No entanto, muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem, desinteresse ou até mesmo aversão à disciplina, frequentemente devido a metodologias tradicionais que priorizam a memorização de fórmulas em detrimento da compreensão conceitual e da aplicação prática.

Diante desse cenário, esta proposta busca oferecer aos professores de matemática estratégias pedagógicas inovadoras, que tornem o ensino mais dinâmico, significativo e alinhado às necessidades dos estudantes do século XXI.
Esta proposta está fundamentada em três pilares teóricos principais:

1) Aprendizagem Ativa

Defende que o estudante aprende com mais profundidade ao participar ativamente do processo de aprendizagem, sendo autor de sua trajetória. O conhecimento é construído por meio da experimentação, resolução de problemas e reflexão. O professor atua como facilitador, propondo desafios e orientando o desenvolvimento de competências.

2) Construtivismo

Segundo Piaget, o conhecimento se constrói por meio de interações entre o sujeito e o meio. Ao resolver problemas concretos, o aluno reorganiza seus esquemas mentais. A aprendizagem é significativa quando há conflito cognitivo e quando o aluno consegue superar esse desafio por meio da ação.

3) Socioconstrutivismo

O aprendizado é construído socialmente por meio da interação com colegas e com adultos mais experientes. O professor atua dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), propondo mediações e colaborações que potencializam a aprendizagem.

Metodologia


1. Engajamento e Motivação dos Alunos


> Ao utilizar metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a sala de aula invertida, os alunos assumem um papel central no processo de aprendizagem, tornando-se protagonistas. A contextualização dos conceitos matemáticos em situações reais (como finanças, engenharia e ciências) aumenta o interesse e mostra a relevância da disciplina no cotidiano.

2. Desenvolvimento do Raciocínio Lógico e Criatividade


> A proposta incentiva os estudantes a pensar criticamente, explorar diferentes estratégias de resolução e justificar seus raciocínios, indo além da simples reprodução de fórmulas. Atividades práticas, como experimentos com funções quadráticas ou construções geométricas, estimulam a criatividade e a aplicação concreta do conhecimento.


3. Inclusão de Tecnologias Educacionais


> O uso de ferramentas digitais, como o iVProg, permite uma visualização interativa dos conceitos matemáticos, facilitando a compreensão de temas abstratos. Além disso, a tecnologia pode personalizar o aprendizado, atendendo a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.

4. Avaliação Formativa e Práticas Contínuas


> A proposta prioriza avaliações formativas, que permitem ao professor identificar dificuldades em tempo real e ajustar suas estratégias. Isso contribui para uma aprendizagem mais eficaz, reduzindo a frustração dos alunos com avaliações punitivas.

5. Preparação para Desafios Futuros


> Em um mundo cada vez mais orientado por dados e tecnologia, o domínio da matemática é essencial para diversas carreiras. Ao desenvolver habilidades como resolução de problemas, modelagem matemática e pensamento algorítmico, esta proposta prepara os estudantes não apenas para provas, mas para enfrentar desafios acadêmicos e profissionais.

Orientações para professor(a)


Nesta proposta, o papel do professor é o de ser o criador de desafios e organizador do ambiente de aprendizagem; mediador de conflitos cognitivos e sociais; facilitador do uso de tecnologias e recursos digitais; promotor da autonomia e da responsabilidade compartilhada; observador e avaliador contínuo do desenvolvimento dos estudantes.

  1. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Proponha situações-problema reais ou contextualizadas que exijam a aplicação de conceitos matemáticos.

    Divida a turma em grupos e oriente-os na resolução, estimulando a colaboração e a troca de ideias.

    Exemplo: Use dados de finanças pessoais para ensinar porcentagem ou funções.

  2. Uso de Tecnologia:

    Ferramentas como o iVProg podem tornar o aprendizado mais interativo.

    Sugira que os alunos criem gráficos, simulações ou até mesmo pequenos projetos usando programação (Scratch, Python).

  3. Metodologias Ativas:

    Inverta a sala de aula: disponibilize videoaulas ou materiais de estudo antes da aula e use o tempo presencial para tirar dúvidas e aprofundar exercícios.

    Proponha atividades mão na massa, como construções geométricas com materiais concretos ou experimentos estatísticos com dados da turma.

  4. Avaliação Formativa:

    Utilize quizzes rápidos, portfólios ou autoavaliações para acompanhar o progresso dos alunos, ajustando o ritmo das aulas conforme necessário.

    Incentive a reflexão: peça que os alunos expliquem seu raciocínio ao resolver problemas, não apenas a resposta final.

Alinhamento à BNCC


Competência Geral 5 da BNCC:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais”.

Componentes e Habilidades específicas:

Matemática – Ensino Fundamental:

EF06MA25: Utilizar algoritmos na resolução de problemas.

EF07MA28: Resolver e representar situações que envolvam organização de dados e sequências lógicas.

EF09MA27: Resolver problemas utilizando princípios da lógica e da programação.

Tecnologias Digitais (Transversal):

Compreender a lógica da programação e desenvolver projetos com linguagens digitais acessíveis.