Aula 1 - Estruturas Fundamentais

Saída/Escrita



Começaremos, neste primeiro tópico, apresentando como obter o resultado do processo computacional de cada programa criado, ou seja, como visualizar a informação gerada pelo algoritmo escrito pelo programador(a).




Para que o programa informe o conteúdo determinado, isto é, a SAÍDA do programa, é preciso estabelecer que o código realize a "ESCRITA" da informação estabelecida no código, usando o botão de Comandos:

Ao apontar para esse botão, é apresentada a lista de comandos:

Vamos iniciar escolhendo a opção Saída/Escrita de dados:


Como, neste momento, não há variáveis declaradas, selecionaremos a opção "Valor", e na "caixa" de escrita que aparece, pode-se escrever a "expressão" (palavra, frase, caracteres) desejada.
No exemplo ao lado, usamos uma frase típica utilizada em cursos de programação:



Ao executar o programa o TERMINAL apresenta a Saída especificada no algoritmo escrito:


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OBSERVAÇÃO: O TERMINAL, em que aparece as Entradas e Saídas executadas pelo programa, é mostrado em uma "janela flutuante" abaixo da janela de construção do algoritmo, a qual pode ser "arrastada" para outra posição, utilizando o ponteiro do "mouse"!

Variáveis


Para iniciar a construção de um código, é necessário adicionar uma "VARIÁVEL":
usando o botão de Adicionar variável:

que está localizado no seletor de variáveis:

Utilizando o seletor de tipos:

selecione o tipo de variável e utilize, novamente, o botão de Comandos: , para adicionar o comando de Entrada/Leitura de dados para ler a variável:

Assim, o programa irá armazenar (na mémoria interna) o valor digitado pelo usuário. Para verificar o valor armazenado na variável selecionada, faz-se necessário o uso do Comando: ESCRITA, apresentado na primeira aba (Saída):

para adicionar a variável desejada no campo "Selecione" do Comando: ESCREVA, como mostrado na imagem a seguir:

e, por fim, executar o programa para adicionar um valor (através do teclado) e verificar a exibição da Saída, escrita no Terminal:



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Atribuição

Agora que já foi visto como usar variáveis, eventualmente será necessário realizar atribuições em variáveis declaradas.

A atribuição acontece quando damos um valor para uma variável. Com a ferramenta de atribuição também é possível mudar o valor de uma variável ao longo do programa, reatribuindo um novo valor.

OBS.: Isso é útil para atualizar informações com base em decisões ou cálculos.



Para utilizar o comando Atribuição, é necessário acionar o botão e localizar a opção correspondente na lista que aparece:



Após inserir o comando na posição desejada, primeiramente seleciona-se a variável que RECEBERÁ a atribuição desejada:




Posteriormente, adiciona-se a "fórmula" que será atribuída à variável selecionada. No exemplo ao lado, o conteúdo da primeira variável, utilizada pelo usuário, faz parte da fórmula atribuída à segunda variável:

Exercícios

Pratique as lições anteriores com os exercícios abaixo.

Exercício 1:
Entrada e Saída

Faça um programa que solicite do usuário um valor inteiro, depois imprima o valor por ele digitado.

Exercício 2:
Imprimir o quadrado de um número (inteiro)

Construa um algoritmo que solicite que o usuário digite um número (inteiro) e imprime o quadrado desse valor.

Exercício 3:
Soma de dois valores

Construa um algoritmo que recebe dois números inteiros e imprime a soma desses valores.

Exercício 4:
Média aritmética

Construa um algoritmo que recebe dois números inteiros da entrada, calcula a média aritmética desses números e a imprima.