Apêndice D. Operações do LDAP

Essas são as principais operações do protocolo LDAP. Suas operações são um subconjunto das operações do protocolo X.500, do qual se originou.

Bind - autenticar

Essa operação serve para autenticar o cliente no servidor. Ela envia o DN, o password do usuário e a versão do protocolo que está sendo usada. Por isso a conexão deve usar TLS ou algum outro mecanismo de segurança. O servidor checa o password olhando o atributo userPassword na entrada do usuário.

Unbind - encerrar sessão

Encerra uma sessão LDAP.

Search - buscar

O servidor busca e devolve as entradas do diretório que obedecem ao critério da busca.

Compare - comparar

O servidor recebe um DN, um atributo e um valor, e responde se a entrada com aquele DN possui aquele atributo com aquele valor.

Add - adicionar

Adiciona uma nova entrada no diretório.

Modify - modificar

Modifica uma entrada existente. O servidor recebe o DN da entrada a ser modificada e as modificações a serem feitas.

Delete - apagar

Apaga uma entrada existente. O servidor recebe o DN da entrada a ser apagada do diretório.

Modrdn - modificar RDN

Renomeia uma entrada existente. O servidor recebe o DN original da entrada, o novo RDN, e se a entrada é movida para um local diferente na DIT, o DN do novo pai da entrada.

Abandon - abandonar

O servidor recebe o ID da mensagem da operação a ser abandonada.

As operações de atualização são atômicas, ou seja, são transações. Elas são: Add, Delete, Modify e Modrdn. LDAP não tem suporte para múltiplas operações serem tratadas como uma única transação. Se essa característica for desejada, fica a cargo do servidor LDAP implementá-la.