A máxima "seis horas na biblioteca podem economizar seis meses de laboratório" é recomendada a ser seguida por todos os profissionais de pesquisa, talvez principalmente os da área química.
A obtenção de informações técnicas e teóricas é por demais importante para a realização de uma prática de laboratório, de uma experiência, ou qualquer processo de laboratório.
Depoimento de um consultor em trabalhos de pesquisa e
desenvolvimento: " Em minhas atividades de consultoria , não raro
deparo-me com profissionais que partem para a execução de
testes de laboratório sem o devido embasamento teórico e
acabam por desperdiçar meses de trabalho, realizando tentativas
infrutíferas, desperdiçando matérias-primas e utilidades.
Informações importantes para pesquisar:
Propriedades físico-químicas e toxicológicas de produtos químicos, processos de produção, dados de mercado e formulações podem ser encontradas em Bancos de Dados de livros, patentes, periódicos e bases de dados.
Para o desenvolvimento de formulações, uma fonte interessante de consulta são os formulários. Eles são livros de apresentação similar aos de receitas culinárias, que contém formulações dos mais variados produtos químicos e seu modo de preparação.
E a computação, em que ajuda?
A computação nos ajuda com sua facilidade de consulta on-line, que são extremamente rápidas, principalmente se feitas em bases de dados.
As bases de dados reúnem vários bancos de dados. Existem várias bases de dados voltadas à química, como STN, DIALOG e DATASTAR. O STN engloba o Chemical Abstracts e mais 171 bancos de dados.
Para usar os bancos é necessário associar-se
pagar uma taxa de adesão e adquirir um programa e senha. Depois,
paga-se pelo quanto se usa.
E a internet, também ajuda?
Sim, há bases de dados disponíveis para consulta pela rede, além de bibliotecas, editoras e tudo o que se refere à literatura de pesquisa, além de vários sites sobre o assunto já desenvolvido, que podem ajudar muito o pesquisador.
O STNEasy, forma de acesso à base de dados STN pela Internet, está disponível mediante entrada de código e senha do assinante. Esta versão não contém as 171 bases, mas sua forma de operação é bem mais simples.
Se o profissional não previr um uso tão
freqüente que justifique a adesão, pode ser mais interessante
contratar terceiros para a realização das buscas. Algumas
faculdades de química e empresas particulares prestam este serviço.
Então, graças à computação...
Pesquisar teoricamente é, portanto, tão importante quanto pesquisar na prática. Um bom embasamento teórico permite, sem dúvida, um considerável aumento na produtividade e eficiência do químico que atua em P&D, e, neste ponto, temos vantagem sobre os profissionais que nos antecederam porque nunca o acesso à informação foi tão facilitado como nos dias atuais.
Alguns site sobre o assunto :
Conselho Regional de Química ( CRQ-IV)
Biblioteca do Conjunto das Químicas ( USP )
Site Global Sobre Pesquisa Tecnológica
Base de Dados Voltada à Química
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Eduardo Fernandes Pinto
N# usp : 3287292
Thiago Assan Piwowarczyk
N# usp : 3347187
Julio Cesar Silva
N# usp : 3287607
Henrique Ishiyoma Martins
N# usp : 2935514