Química e Computador?

Quem pensa que a química é somente a ciência dos tubos de ensaio está enganado. A informática vem exercendo papel fundamental na química moderna. Seja para a análise de gráficos, modelagem de moléculas ou seqüênciamento genético, a utilização do computador otimiza processos, tornando pesquisas científicas mais eficazes.

 

 

E a tal bioinformática?

Enorme esforço vem sendo feito na tentativa de decifrar o código genético. Bilhões de bases nitrogenadas devem ser seqüênciadas, onde uma inversão de bases pode significar a perda de todo um trabalho. A única alternativa viável para tão árduo trabalho é o uso do computador.

Depois de seqüênciadas, essas informações poderão ajudar na identificação e tratamento de doenças, na prevenção de anomalias genéticas na fase de formação do bebê e possibilitará aos futuros pais escolherem as características dos seus filhos.

No trabalho de decifrar o código genético, após o seqüênciamento das bases, o próximo passo é a determinação de genes para as diversas características dos seres humanos. E mais uma vez a bioinformática entra em campo. Cientistas desenvolvem programas para a tarefa, novos genes são encontrados e a ciência evolui.

 

 

 

Por Danilo Bilches Medinas, N.º USP: 3287570