:. Bem vindo(a) ao IME !
Caros bixos,

Antes de mais nada, bem vindos ao IME.
Sobre o instituto, vocês deverão ouvir bastante no correr dos próximos dias, de forma que apenas recomendo que não se esqueçam que gostam de matemática, e cuidem de manter o aprendizado divertido (principalmente quando estiver chegando a prova e você não souber nada ...)

Esse CD foi feito para permitir a vocês um primeiro contato com o "vibrante" mundo do software livre: programas que você pode modificar e redistribuir sem ter que pagar nada a ninguém. Uma breve explicação e justificativa das vantagens do software livre encontra-se aqui. Se tiver curiosidade como esses conceitos são aplicados, pode dar uma olhada numa das licensas mais "famosas" de software livre: a GPL.

Para usar o sistema: Esse cd foi concebido para ser simples de usar. Em tese, apenas com os conhecimentos de um usuário normal de windows, você consegue se virar nele. no canto superior esquerdo, você acha o equivalente ao "menu iniciar" (chama-se "aplicativos" ou "aplications"). Logo a direita, há o "locais" ou "locals". Em locais>Computador você conseguirá acessar os arquivos que estão seu computador (em particular, os que estiverem no drive do seu windows, se você ainda tem um)

Mas, se você quiser usar o GNU/linux mais a sério, precisará aprender um pouco sobre o terminal. Você o encontrará em Aplicações>Acessórios>Consola. Depois de um tempo de uso, talvez você queira clicar aqui para aprender um pouco mais a respeito.

Por ultimo, sempre que precisar de ajuda, lembre-se do google e do man.
O man cobre uma ampla gama de comandos, mas é um pouco seco. Na linha de comando, digite "man nome_do_programa_a_aprender". Se não souber qual é o programa de que precisa, talvez man -k assunto (por exemplo "man -k search") possa indicar um comando útil


agora, uma listinha das coisas legais do CD:
* editor de texto bom para programadores: gvim , acessível pelos menus e pelo terminal. Para aprender sobre o gvim, digite "vimtutor" em um terminal
* gcc, g++, gdb, ddd: respectivamente, compilador C, compilador c++ e dois debugadores de c (ou seja, um programa que ajuda a localizar erros em seus programas). Todos acessíveis pela linha de comando. Temos um tutorial de C aqui . Uma vez que você já saiba C, talvez queira olhar aqui, para aprender alguns aprofundamentos (é um site excelente de mac122)
* MIT-scheme: Uma linguagem de programação elegante, com cara de matemática. Se você entrou no BCC, terá contato com ela no seu terceiro ano. Se não entrou, ela infelizmente não vai aparecer durante o seu curso. Mas aprendê-la certamente tornará você um programador melhor, e facilitará enormemente seu estudo de MAC0122. Leia a documentação aqui
* R: um ambiente para trabalhar com estatística. Para chamar, digite R (maiúsculo mesmo) em um terminal. Tutorial aqui
* Para os licenciandos: Temos um programa de geometria, chamado kig (manual). Mas o grande xodó é o kturtle. O kturtle permite ao aluno programar uma tartaruga que, ao andar, deixa um "rastro". Assim, o aluno programa e, ao mesmo tempo, lida com geometria (tentando fazer desenhos com o rastro da tartaruga). Dê uma olhada nos exemplos dentro do programa! (manual)
* Gnuplot: para desenhar gráficos. Chame pelo terminal. Manual aqui
* Octave: Um programa para realizar computação numérica. Chame pelo terminal. Manual aqui
* No diretório /extras, você encontrará o código fonte de um jogo feito por seus colegas (na disciplina lab prog I, do BCC) Uma boa oportunidade pra aprender um pouco de C. O jogo é bem legal, também, se você quiser experimentar. (não sabe o que é "o fonte" ? não se preocupe ... você saberá em breve ...)
Após a instalação:
*Para fazer com que o firefox pare de aparecer a cada vez que você se loga, dê "sudo rm /etc/xdg/autostart/manual.desktop" (arquivos .desktop são os links que você cria no desktop do gnome. E que funcionam no KDE e nao sei quantos outros lugares)
*Instale o pacote ubuntu-desktop. Tivemos que remover alguns pacotes, e ubuntu-desktop é um "índice" que checa a existência de (quase) todos os pacotes que o ubuntu gostaria de ter.