Home | Prefácio | Livros | Sítios WWW | Índice |
Forma versus Conteúdo
"It is sometimes said (particularly by undergraduates)
Todo texto (artigo de jornal, relatório, programa de computador) tem um conteúdo e uma forma. É claro que estamos muito mais interessados no conteúdo que na forma, ou seja, estamos muito mais interessados n'o que o texto diz de que em como o texto diz o que diz. Conclusão: a forma não é importante. Certo? Errado. Toda vez que arranha a forma (desrespeita uma regra de gramática, usa uma palavra inadequada, atropela uma convenção tipográfica), o autor desvia a atenção do leitor para a forma. O efeito é desastroso, porque é muito difícil reconquistar a atenção do leitor e dirigi-la de volta ao conteúdo. Por isso — e só por isso — a forma é importante. A melhor maneira de prender a atenção do leitor ao conteúdo é não violar as regras usuais da forma. Quanto melhor a forma, mais fácil é concentrar a atenção no conteúdo. Quanto melhor a forma, mais ela é transparente e imperceptível. A forma de um texto é uma janela através da qual o leitor vê o conteúdo. Se o vidro da janela está limpo, ele é invisível e permite que o leitor concentre sua atenção no conteúdo. Se o vidro está sujo, o leitor percebe sua existência e tem dificuldade em concentrar a atenção no conteúdo. |