docs.kde.org
Definir Macros
Anterior
Próximo

Definir Macros

Uma das funcionalidades mais avançadas no Kig é o seu suporte para macros. Isto permite-lhe definir um novo tipo de objecto, combinando outros objectos.

Por exemplo: suponha que quer criar uma macro para criar uma circunferência a partir de três pontos dela. Você teria de criar esses três pontos, algumas perpendiculares e pontos médios até que encontrasse o centro, construindo depois a circunferência com o centro determinado e um dos pontos anteriores. A imagem seguinte deverá clarificar isto um pouco:


Testar a execução de macros

A seguir vem a definição da macro. Seleccione a opção Nova macro do menu Tipo ou carregue no botão da barra de ferramentas. Irá aparecer um assistente que lhe irá pedir para seleccionar os objectos indicados. Seleccione os três pontos (carregue neles para os seleccionar, e carregue de novo para os deseleccionar), carregando depois no botão Próximo para continuar. Finalmente, seleccione os últimos objectos (apenas a circunferência, no nosso exemplo).


O assistente de macros

Depois de ter terminado os passos anteriores, carregue no botão Próximo para continuar. Indique um nome e, opcionalmente, uma descrição do seu novo tipo, carregando depois no botão Terminar. O seu tipo de macro está agora terminado.

Para usar o tipo da nova macro, carregue no seu botão da barra de ferramentas ou use o menu Objectos. Criar um objecto de uma macro é então tão simples como criar um outro objecto qualquer.


Usar o seu novo tipo
Anterior
Próximo
Início


docs.kde.org