MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado

Juliana Lai Yeh Lee (julee at linux.ime.usp.br)
Número USP: 3726892
Orientador: Routo Terada


Avaliação de monografias de anos anteriores



  Primeira avaliação

Aluno: Nelson Guedes Paulo Junior (Turma de 2004)
Orientador: José Coelho de Pina Júnior
Nota: 8,0 na monografia e 8,8 como nota final.
Resumo:

       A monografia é relativa a um trabalho de iniciação científica desenvolvido pelo Nelson, cujo objetivo principal foi o desenvolvimento de uma ferramenta para a visualização de animações de algoritmos em grafos e edição de desenhos de grafos, o gRabbit (Graph Base For Building Implementation Tests), que permite ao usuário desenhar, modificar e salvar o desenho de um grafo, bem como carregar um grafo previamente salvo e permitir a visualização de animações descritas através de um script próprio.

       Além disso, a monografia dele descreve brevemente alguns sistemas de animação de algoritmos, qual o formato dos grafos, como gerar scripts para produzir animação e como instalar o gRabbit.



Avaliação da parte técnica:

       A parte técnica da monografia está muito bem elaborada. Sua redação foi feita de maneira clara e de acordo com o "Roteiro para preparação de monografias".

       O texto desenvolvido certamente permite ao leitor obter uma visão geral do que foi a iniciação científica em que o aluno esteve envolvido, trazendo: objetivos, disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto, atividades desenvolvidas, resultados obtidos e conclusões.

       Apenas observo que, apesar de haver algumas referências a tópicos abordados brevemente, algum leitor que não possua conhecimento teórico sobre grafos talvez tenha dificuldade em entender qual a diferença entre um grafo dirigido e um grafo não-dirigido, que foi citado no texto e não foi explicado brevemente e nem citado nas referências.

       Além disso, observei que um trecho da seção "Produzindo uma animação: um exemplo" não está muito claro em uma primeira e rápida leitura, sendo necessário uma releitura atenta do trecho que explica o funcionamento do algoritmo.



Avaliação da parte subjetiva:

       A parte subjetiva também contém os itens esperados e o aluno relacionou sua iniciação científica com algumas matérias do curso, expondo alguns tópicos e algumas experiências que foram relevantes, segundo ele, para a conclusão do trabalho e da implementação.

       Além disso, o aluno comentou os problemas que existem no gRabbit, o futuro do programa, os desafios e frustrações encontrados, dentre outras citações.



Críticas, elogios e comentários:

       Como elogio, tenho a dizer que a monografia está muito bem escrita, tanto na apresentação do projeto, utilização do gRabbit quanto da exposição dos problemas restantes no programa.

       Como crítica, faltou apenas ao Nelson ter efetuado uma revisão mais cuidadosa de seu texto. (Isso certamente teria evitado os pequenos erros apontados na parte técnica).

       Como comentário, considerei o trabalho desenvolvido bastante interessante, uma vez que, num futuro qualquer e após aperfeiçoamentos, poderá auxiliar o desenvolvimento de programas e facilitar a produção de animações de algoritmos na área de Algoritmos em Grafos. Também achei interessante este projeto ter permitido ao Nelson (e a mim também) perceber que algumas aplicações necessitam da carga matemática oferecida no curso.





  Segunda avaliação

Aluno: Wendel Scardua (Turma de 2004)
Orientador: Marco Dimas Gubitoso
Nota: 9,0 na monografia e 9,4 como nota final.
Resumo:

       A monografia é relativa a um projeto desenvolvido pelo Fernando Pedreira de Freitas França, pelo Gabriel Dias Cesário e pelo Wendel, cujo objetivo principal foi o desenvolvimento de um jogo de estratégia para o Gameboy Advance (GBA) da Nintendo, o SpacewarZ Advance.

       Além disso, a monografia dele descreve brevemente os principais algoritmos e ferramentas utilizados, as ferramentas desenvolvidas, a organização da equipe, dentre outros tópicos.



Avaliação da parte técnica:

       A parte técnica da monografia está bem elaborada, embora resumida demais, na minha opinião. Sua redação foi feita de maneira clara e de acordo com o "Roteiro para preparação de monografias".

       Apenas observo que, apesar de haver algumas referências à documentação e às ferramentas utilizadas, não há figuras mostrando o jogo em si e assim, fica um tanto difícil de visualizar os itens do jogo que foram descritos.

       Além disso, observei que há um erro de digitação na seção "Disciplinas Importantes para o Projeto" onde está escrito "Un*x" ao invés de "Unix".

Observação: nas monografias dos outros dois integrantes do grupo as figuras aparecem. Logo o Wendel deveria ter revisado a monografia para que isso não acontecesse...



Avaliação da parte subjetiva:

       A parte subjetiva também contém os itens esperados e o aluno relacionou seu projeto com algumas matérias do curso.

       Além disso, o aluno comentou os desafios e frustrações encontrados e fez agradecimentos aos colegas que os ajudaram a fazer este projeto.



Críticas, elogios e comentários:

       Como elogio, tenho a dizer que a monografia, apesar de resumida, está bem escrita, dividindo-a em Parte Técnica e Parte Subjetiva.

       Como crítica, faltou apenas ao Wendel ter efetuado uma revisão mais cuidadosa de seu texto. (Isso certamente teria evitado os pequenos erros apontados na parte técnica). E faltou identificar o link onde pode ser feito o download do projeto (o link só tem a URL e mais nada dizendo do que a URL se trata...).

       Como comentário, considerei o trabalho desenvolvido bastante interessante, uma vez que, foi desenvolvido um jogo.