MAC-499 Trabalho de Formatura Supervisionado


Nome: Victor Yuji Maehira
Professor Supervisor: Marco Dimas Gubitoso
Estágio na empresa Serasa S/A
Responsável na Empresa: Katia Xavier Batista
Período: 08/04/2003 à 31/12/2003

  1. Primeira parte
  2. Segunda Parte

1.1-Objetivos

     O objetivo do estágio é ter uma experiência extra-acadêmica a fim de por em prática conhecimentos adquiridos durante a graduação, bem como entrar em contato com novas ferramentas. A abrangência do estágio não visa apenas absorver conhecimentos técnicos mas também aprender o que o estágio tem a oferecer como crescimento pessoal e profissional.

     Já tive a oportunidade de estagiar em outras empresas, mas optei pela Serasa por buscar novas experiências em uma empresa de grande porte. Estou inserido no programa e-ESTAGIÁRIOS, cuja proposta é chamada de Job Rotation que visa dar a nós, estagiários de tecnologia (somos 10 ao todo), uma visão ampla do funcionamento organizacional da empresa com enfoque nas áreas tecnológicas, fazendo um rodizío nas 3 grandes diretorias que as compõem (Diretoria de Produção de Telemática, Superintendência de Sistemas Abertos e Diretoria de Tecnologias de Telemática).

1.2-Sobre a Empresa

     A Serasa é uma instuição privada que, em 2003, completou 35 anos. O intuito principal da empresa é prestar serviço de proteção ao crédito, cuja idéia inicial era centralizar um banco de dados sobre inadimplência dos consumidores prestando serviços principalmente aos bancos. Com o passar do tempo, a Serasa foi agregando experiência na análise de crédito o que possibilitou ampliar seus serviços com novas soluções para pessoas físicas e jurídicas. Sua atuação abrange todos os Estados Brasileiros, reunindo dados sobre empresas e pessoas obtidos diretamente dos próprios interessados, cartórios extrajudiciais e outras serventias públicas, Instituições Financeiras, publicações oficiais e outras fontes próprias e pertinentes Alguns dos principais produtos Serasa são: Credit Rating, Relato, AcheiRecheque, Credit Bureau e Concentre (maiores detalhes sobre os produtos podem ser encontrados no glossário).

     Como maior banco de dados sobre consumidores, empresas e grupos econômicos, a Serasa participa ativamente no respaldo à maioria das decisões de crédito e de negócios tomadas em todo o Brasil, respondendo on-line/real-time, a mais de 2,5 milhões de consultas por dia, demandadas por 300 mil empresas clientes diretas ou indiretas. Presente em todas as capitais e principais cidades do País, totalizando 140 pontos estratégicos, a Serasa conta com um quadro de pessoal integrado por cerca de 2.000 profissionais e a retaguarda de um amplo centro de telemática.

1.3-Sobre o programa e-Estagiários

     A Serasa possui diversos programas institucionais, e dentre eles, destacam-se os programas Estrategiários e e-Estagiários. Ambos os programas têm uma enorme procura, este ano a relação candidato/vaga foi de 9 mil candidatos para as 20 vagas oferecidas. O recrutamento é feito por uma maratona de dois meses de provas que incluem prova de conhecimentos gerais, inglês, redação, lógica, dinâmica de grupo e entrevista.

     O programa e-Estagiários surgiu da crescente importância da tecnologia de informação nos negócios da Serasa. A metodologia utilizada pelo programa é chamada de Job Rotation, que abre as portas da empresa aos 10 estagiários de tecnologia para conhecerem as suas 3 grandes áreas de tecnologia (Diretoria de Produção de Telemática, Superintendência de Sistemas Abertos, Diretoria de Novas Tecnologias e Telemática) no período de um ano e 3 meses (abril de 2003 à julho de 2004). Sendo 4 meses em cada uma das áreas de tecnologia e 3 meses na área comercial. As áreas de tecnologia são descritas suscitamente a seguir:

     Diretoria de Produção de Telemática: período de 08/04/03 à 07/08/03. Tive a oportunidade de desenvolver atividades dentro na Célula Concentre, uma das subdivisões da Telemática, cuja função é dar Suporte à Alta Direção, nos assuntos e informações referentes aos dados negativos de Serventia Pública constantes do banco de dados Serasa.

     Superintendência de Sistemas Abertos: período de 18/08/03 à 31/12/03. Essa Superintendência cuida da prestação de serviços de informática apoiados em tecnologias voltadas a plataformas abertas, com foco nos clientes internos e externos. Dentro de Sistemas Abertos, estou em Sistemas Administrativos, que cuida do desenvolvimento de projetos para informatização dos processos administrativos, financeiros e comerciais, bem como assessoria nos processos de aquisição e uso dos sistemas de gestão empresarial.

     Certificação Digital: no período de 01/01/04 à 14/03/04. Com o intuito de ampliar a visão sobre os negócios da empresa, foi acrescida essa fase no programa de estágio, na qual aprendemos sobre certificação digital desde a parte técnica até a parte comercial.

     Diretoria de Tecnologias de Telemática: na última fase do job rotation, no período de 15/03/04 à meados de julho de 2004, estarei conhecendo a Diretoria de Novas Tecnologias. Essa diretoria tem as seguintes atribuições e responsabilidades:

     O programa e-Estagiários é uma oportunidade rara de desenvolvimento e crescimento para jovens potenciais, com ótima perspectiva profissional. O programa ainda oferece cursos, treinamentos e intensivos investimentos em capacitação profissional. O principal intuito do programa é a identificação de grandes talentos e conseqüente desenvolvimento para futura ocupação de posições estratégicas na organização. Durante todo o programa nós, e-Estagiários, somos avaliados através de relatórios mensais e feedback do líder de cada área que passamos, além disso, mensalmente são feitas reuniões para acompanhar nosso desempenho.

1.4-Atividades técnicas realizadas

     Célula Concentre: A primeira área que conheci na Serasa foi a Célula Concentre que é uma subdivisão da Diretoria de Produção de Telemática. Nos primeiros dias eu apenas elaborava componentes em Visual Basic e stored procedures dos projetos que já estavam em andamento.

     Sistemas Administrativos: As atividades relatadas a seguir correspondem à segunda fase do Job Rotation. Nessa etapa fui escalado em Sistemas Administrativos que pertence a Superintendência de Sistemas Abertos.

     1.4.3-Suporte ao SeraInfo e GestãoWeb

     Período: agosto à outubro de 2003.

     As atividades desenvolvidas nesse período se resumem na solução de S.S.I.s (Solicitação à Sistemas Informatizados). As solicitações são relativas principalmente ao SeraInfo e ao GestãoWeb (sistemas disponíveis na intranet Serasa que cuida da gestão de clientes). O SeraInfo foi feito em Visual Basic e o GestãoWeb em Asp, os principais usuários e solicitantes de serviço são os agentes de vendas que precisam de informações de clientes externos sempre a mão. Ambos acessam um banco de dados SQL Server. Como podemos notar, é forte a presença de ferramentas Microsoft nessa diretoria.

     Outras tarefas incluem o desenvolvimento de novos módulos aos sistemas com o intuito de atender novas necessidades que surgem. Faz parte também realizar testes, depurar os programas e prever possíveis problemas. Tanto o SeraInfo quanto o GestãoWeb lidam com um grande volume de dados, então algumas vezes é preciso refazer stored procedures já existentes a fim de otimizar a eficiência do código para que o usuário final não enfrente longas esperas nas consultas ao banco de dados.

     Alguns módulos apresentam alta complexidade de codificação o que dificultava propor soluções e tomavam tempo para entender código já existente. Nessa fase aprendi como é importante a documentação das atividades para que facilite a vida de quem trabalha no suporte aos sistemas.

     1.4.4-Sistema de Comitês Serasa

     Período: novembro à dezembro de 2003.

     A área de Sistemas Administrativos tem vários focos, e até o fim do ano ficarei no foco chamado Notes. Esse foco desenvolve sistemas para o aplicativo de comunicação da Serasa. Para a troca de mensagens a Serasa utiliza uma solução da IBM chamada Lotus Notes. Esse software da IBM possui uma linguagem de programação própria (linguagem Lotus Script) a qual estou aprendendo recentemente.

     A linguagem Lotus Script é apropriada para o desenvolvimento de sistemas pequenos como uma enquete ou uma votação, por exemplo. Durante minha passagem por esse foco, fiquei encarregado de desenvolver 2 módulos do sistema. O sistema é relativamente simples que consiste na documentação de comitês Serasa. Esse sistema tem sido um grande desafio pois a área solicitante (Dinâmica de Mercado, cliente interno de Sistemas Administrativos) que modelou o sistema, e dada sua experiência em solicitar sistemas, essa área sabe muito bem das funcionalidades da linguagem Lotus Script, o que aumentou o grau de exigência e cobrança em uma linguagem que eu só estou aprendendo a programar nesses últimos meses. Reuniões periódicas são feitas para acompanhar o desenvolvimento do projeto.

      Comitês são grupos de discussão (por exemplo, Comitê de informática). Os assuntos discutidos (idéias, produtos, sistemas, etc) geram um regulamento, que se aprovado pela alta direção então é implementado na empresa e passa a ser um regulamento vigente. Cada comitê pode agendar reuniões periódicas, cuja discussão gera uma ata e relatórios de avaliação. O sistema consiste em uma interface para que o administrador do sistema possa cadastrar comitês e controlar a permissão de acesso dos seus respectivos regulamentos. O sistema é responsável em permitir o agendamento de reuniões e documentar o que foi discutido em cada reunião, armazendo as atas e relatórios no banco de dados. O maior desafio do sistema é integrá-lo a um sistema já existente que é a Agenda Serasa, pois integrar os dois sistemas exige saber muito bem como funciona a Agenda Serasa para que não afete seu bom funcionamento.

1.5-Sistemática de Trabalho

     O programa de Job Rotation não permite a participação em projetos por um longo prazo, pois a cada 4 meses os estagiários mudam de área. Assim, as atividades focam projetos pequenos, projetos em andamento ou suporte. As áreas de desenvolvimento de sistemas em que passei (Célula Concentre e Sistemas Administrativos) atendem os chamados clientes internos (outros departamentos da Serasa, como Sup. Jurídica, Dinâmica de Mercado, comercial, produtos, etc). A sistemática de trabalho é basicamente atendimento de SSIs (Solicitação de Serviço de Informática), em que a área requisitante abre uma solicitação e esta é analisada pelo líder da área solicitada. O líder então divide as tarefas aos analistas, já com uma estimativa de horas para execução do trabalho. O analista, por sua vez, lança suas horas trabalhadas. Todo esse processo é feito por um aplicativo integrado ao sistema de comunicação da Serasa (Lotus Notes). O sistema de SSI é bem desenvolvido e permite que o líder da área acompanhe o desenvolvimento do projeto e as horas gastas nele. Minhas atividades eram acompanhadas por esse mesmo sistema.

     A solicitação pode ser desde um reparo em um sistema já existente até um novo sistema inteiro. Cada área de desenvolvimento dispõe de no mínimo de 3 servidores: um de desenvolvimento, um de homologação e outro de produção. Durante toda a fase de implementação o sistema fica no servidor de desenvolvimento, os testes são feitos no servidor de homologação e quando aprovado o sistema em funcionamento fica no servidor de produção.

1.6-Participação em Treinamento

     Um dos grandes atrativos do programa e-Estagiários é a intensa programação de cursos internos e externos, complementados com paletras da alta direção visando propiciar a nós, estagiários, uma visão macro da organização da empresa.

     Cursos oferecidos pelo programa e-Estagiários:

1.7-Recursos

     A Serasa dispõe de uma grande variedade de ambientes e ferramentas de programação. Existe um grande investimento em licença de softwares da Microsoft, Sun e IBM, mas também utilizam software livre. É um ambiente altamente propício para a aprendizagem e desenvolvimento. Durante a maior parte do meu estágio eu trabalhei com ferramentas Microsoft como Asp e Visual Basic. A experiência mais enriquecedora vem da troca de idéias com os analistas que já estão um bom tempo no mercado. Além do acesso à Internet, a Serasa dispõe de um Centro do Conhecimento, com livros técnicos e de administração, bem como revistas e jornais.

     O programa e-Estagiários fornece uma ampla visão organizacional da empresa e uma formação técnica generalista. O curto período em cada área não permite o aprofundamento em uma área específica. No entanto, não julgo como um ponto negativo pois teremos a oportunidade de optar pela área que mais nos atrair, dando bases largas para atingir um ápice mais alto.

2.1-Desafios e frustrações

     Acredito que o maior desafio do meu estágio está sendo o período de adaptação com o ambiente de trabalho e o receio do que o mercado espera de um formando em ciência da computação. Ainda estou enfrentando esse período de adaptação em que além de termos que aprender a lidar com as ferramentas utilizadas em um curto espaço de tempo, temos também que nos adaptar à sistemática de trabalho. Felizmente, tudo está correndo muito bem.

     Não posso dizer que tive frustrações. O mercado exige cada vez mais especialistas e muitas vezes não temos tempo em aprofundar em assuntos interessantes mas que não são prioridade. Uma área que gostaria de conhecer melhor é a área de infra-instrutura de redes, porém ainda não pude explorar este tema.

2.2-Relação do curso com o estágio

     Duas disciplinas foram imprescindíveis no desenvolvimento de sistemas que exigiam o uso de banco de dados:      Durante a modelagem e programação sempre tive que recorrer aos livros para revisar conceitos de banco de dados relacionais e o uso de SQL.

     Outra disciplina de suma importância na modelagem de sistemas é:

     As técnicas utilizadas como diagramas, USE-CASES, workflow e testes foram aplicadas durante o estágio.

     Em várias disciplinas pude exercitar a programação bem como o trabalho em grupo, as quais merecem destaque:

     Dada a grande necessidade de comunicação e saber vender uma idéia, julgo de extrema importância não deixar a timidez ou falta de desenvoltura apagar um profissional, por isso parabenizo a iniciativa de criar cursos como Leitura dramática no IME e também para humanizar os cursos de exatas. Eu tive a oportunidade de participar da primeira turma por alguns meses, que ajudou-me muito a desenvolver meu poder de comunicação.

     Outras disciplinas que não estão diretamente ligadas com programação foram importantes para exercitar o raciocínio lógico, como as disciplinas de matemática e física.

2.3-Trabalho em grupo e ambiente de trabalho

     Aguardei ansioso até o primeiro dia na Serasa, dia 08/04/03. Agradeço bastante a recepção feita nesse dia, fez sentir-me muito confortável. A recepção foi bem elaborada e de grande importância para promover a integração que considero essencial. Poder conhecer e trocar idéias com os ex-estagiários tem sido uma experiência muito boa.

     Na recepção e nos meses seguintes, nós , e-Estagiários, pudemos não só conhecer mas sentir que a filosofia da empresa é bem forte e apaixonante. Paixão essa que leva os funcionários da Serasa, a auto denominar-se Ser Serasa com orgulho. Os princípios de ética, humanidade e excelência praticados na Serasa fazem sentir-me seguro e certo de ter optado em desenvolver meu estágio na Serasa. Particularmente, preciso estar envolvido e conectado com a filosofia do ambiente para produzir, e esse relacionamento entre meus interesses e os princípios da Serasa tem sido um casamento sem atritos.

     A comunicação interna é bem desenvolvida e acredito que seja um dos fatores que levam a Serasa a obter padrões de qualidade. A Gestão de Pessoas da Serasa funciona muito bem. Os benefícios e a preocupação com a qualidade de vida é de fato vivenciada. Nós, E-estagiários, realizamos uma primeira reunião com a analista de desenvolvimento humano Carolina Girardelli do Planejamento de Pessoas dia 25/04/03 que foi de grande valia e se repetem mensalmente. Relatamos nossas primeiras impressões, e pude notar que passávamos por situações semelhantes em nossos primeiros dias na empresa. Essa primeira reunião foi ótima para nos situarmos e nos adaptarmos melhor.

     Existe uma área na Serasa chamado Qualidade de Vida. Essa área promove eventos que melhoram a convivência, como ginástica laboral 3 vezes por semana, Jogos Serasa, almoços temáticos, festa junina, entre outros. Os Jogos Serasa são um evento esportivo anual em que os funcionários disputam campeonatos em diversar modalidades como futebol de salão, volei e basquete, em que o principal intuito é promover a integração e exercitar o espírito de equipe.

     A programação de Job Rotation acrescenta um desafio especial, pois estamos periodicamente visitando novas áreas, o que sempre é uma novidade, sem saber que tipo de ambiente nos espera. Faz parte ser flexível e saber conquistar seu espaço a cada nova fase. Felizmente, sempre fui bem recebido em cada área. Em cada nova área, é eleito um mentor para acompanhar meu trabalho, e estes sempre se mostraram atenciosos e receptivos. A interação com os outros e-Estagiários também tem sido uma experiência muito boa, dado que sempre temos que dividir obrigações e muitas vezes temos diferenças e saber aceitá-las é uma lição não só profissional mas pessoal também.

     Na Serasa, existe uma enorme subdivisão de atividades e a relação de interdependência é muito grande. A especialização trouxe também fortes laços entre cada setor, pois ninguém faz nada sozinho, o que evidencia ainda mais a importância de saber trabalhar em grupo. Nas áreas de desenvolvimento de sistemas, as quais estou conhecendo, a importância do trabalho em grupo e da comunicação eficaz são imprescindíveis. Ao contrário do que diz o ditado, "para bom entendedor meia palavra não basta", cada solicitação de serviço de informática deve ser clara e objetiva para minimizar a insatisfação da área requisitante.

     Acredito que é de extrema importância desenvolver esse espírito de trabalho em grupo durante a faculdade, como também desenvolver a comunicação. Uma das experiências mais enriquecedoras que tive durante a faculdade foram os trabalhos em grupo e principalmente os laços de amizade que fiz, os quais com certeza vou carregar por toda minha vida. Na empresa não muda muito, a diferença que sinto é quanto a formalidade, no ambiente de trabalho as pessoas acabam sendo mais formais.

2.4-Sobre continuar na área

     Esta é minha terceira oportunidade de estágio ao longo dos últimos três anos e pude experimentar áreas distintas dentro da ampla gama oferecida pelo mercado. Meu estágio desenvolvido na Serasa me fez sentir mais seguro em continuar na área de desenvolvimento de sistemas. O que me atrai não é apenas a programação em si, mas principalmente a parte de modelagem. Propor e criar soluções para outros departamentos e ver uma idéia tomar forma não só no papel como também durante a implementação é algo que me atrai muito e acredito que é o que vou fazer durante um bom tempo de minha vida.

     A oportunidade de estagiar na área de sistemas da Serasa permitiu conhecer outras áreas diretamente dependentes de tecnologia como o Superintendência Jurídica, Dinâmica de Mercado, Adm. de Folha de Pagamento, Área Comercial, Produtos, etc. Todas essas áreas dependem de soluções informatizadas. Nesse contexto, que entra o analista de sistema que descobre o problema e modela uma solução com base nos recursos tecnológicos disponíveis e principalmente munido de sua criatividade. Modelar um sistema é uma arte e exige flexibilidade. O analista de sistema deve estar apto a entender o que o requisitante quer, o que inclui aprender o jargão de diversar áreas , e saber fazer bom uso das ferramentas para propor um sistema que seja amigável. Portanto, o analista deve ser antes de tudo um bom ouvinte e comunicador, não basta ser apenas um bom técnico. Nesse ambiente estimulante e desafiador que pretendo seguir minha carreira.

     Para continuar a atuar na área, acredito que preciso acumular mais experiência e aliar conhecimentos técnicos com uma pós-graduação na área administrativa com o intuito de ampliar minha visão comercial.

2.5-Bibliografia

     A principal fonte consultada para o desenvolvimento do meu estágio foi o material disponível na Internet, principalmente sobre SQL. Sobre ferramentas Microsoft, utilizei basicamente dois livros:

2.6-Glossário

     Achei Recheque: Produto Serasa de pessoa Física que protege o lojista contra o recebimento de cheques sem fundos, sustados, roubados, extraviados e cancelados, valorizando a utilização do cheque e preservando a imagem do Banco e do correntista.

     Concentre: Banco de dados com exclusiva cobertura nacional. Reúne informações sobre pessoas físicas referentes a protestos, ações de execução, participações em falências e cheques sem fundos.

     Credit Bureau: É o maior banco de dados sobre pessoa física do país, reunindo todas as informações relevantes para a avaliação do risco de crédito de pessoas físicas.

     Credit Rating: É um sistema de graduação de risco de crédito de pessoas jurídicas que indica a probabilidade de a empresa tornar-se inadimplente em um horizonte de 12 meses. Classifica as empresas em 10 classes homogêneas de risco e indica a probabilidade de inadimplência associada a cada uma delas.

     Relato - É um completo relatório abrangendo hábitos de pagamento, compromissos (vencidos e a vencer), perfil de compras (maior fatura, mais recente e maior acúmulo) e pendências financeiras. Permite agilizar decisões de vendas a prazo e minimizar riscos financeiros.

     Stored Procedure: É um programa compilado e que pode executar comandos SQL. São geralmente utilizadas em aplicações cliente/servidor, especialmente em transações on-line.