Sobre o Projeto


Como eu já havia dito, o nome citado anteriormente(SAE) era provisório, e provavelmente seria mudado. Atualmente, o projeto é chamado GDAE - Gestão Dinâmica da Administração Escolar , que tem como objetivo integrar unidades escolares e diretorias à Secretaria de Estado da Educação, e servir como um sistema de administração escolar através da Internet. Mais detalhes podem ser vistos no site do projeto: http://www.gdae.sp.gov.br

O projeto é composto de vários módulos, cada qual com a sua função. Um resumo de cada um deles pode ser encontrado no módulo principal do projeto, chamado GDAE-Principal.

Tecnologias Utilizadas

Para o projeto GDAE, utilizamos o código fonte do Sourceforge, site que faz hospedagem gratuita de projetos. Além de ser um dos mais utilizados para este fim, o Sourceforge possui várias ferramentas para gerenciamento de seus projetos, tais como CVS (ferramenta para controle de versão de código), possibilidade de se disponibilizar documentação online para os projetos (pode-se inclusive enviar arquivos html para serem inseridos automaticamente na documentação), sistema de rastreamento de bugs, onde desenvolvedores podem deixar disponíveis para colaboradores do projeto quais são os principais problemas do projeto atualmente.

Há também um sistema de gerenciamento de tarefas, uma espécie de "sistema de lembretes" daquilo que é mais importante fazer sobre o projeto no momento. O sistema também conta com fóruns de discussão, inclusive com a possibilidade de se criar quantos fóruns forem necessários para cada projeto, além de contar com um sistema de busca interna.

Como o Sourceforge não é, digamos, totalmente gratuito, tivemos que retirar todas as referências a ele das páginas. Também foi criado um domínio próprio para o novo site: www.gdae.sp.gov.br.

A instalação foi feita em um micro com sistema operacional Linux, distribuição Debian. Além do Sourceforge, foram instalados inúmeros softwares dos quais este depende para que funcione corretamente:

Software e Funcionamento

Todo o sistema é composto de páginas html geradas dinamicamente, utilizando-se para isso php com suporte para banco de dados mysql. Toda a informação sobre usuários (login, senha, nome, a que projetos pertence, quais as tarefas designadas, etc) e projetos (nome, arquivos contendo código fonte, documentação, bugs relacionados, etc) ficam armazenadas no banco de dados. Este é acessado utilizando-se o php, que possui funções específicas para acessar e modificar a base de dados, além de funções para envio de emails, o que facilita bastante as tarefas de notificação de mudança de senha, confirmação de cadastro, etc.

Além dos arquivos php, há vários scripts que rodam periodicamente, a maioria de hora em hora, a fim de fazer a manutenção do sistema. No caso, os scripts realizam tarefas tais como:

Todos os scripts são feitos em Perl, e para garantir a peridiocidade é usado o crontab, utilitário do Linux que permite que se diga ao sistema quando rodar determinados programas.